Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
09/10/2021 às 20h00

Cultura

Artistas destacam importância do edital de muralismo para a paisagem da cidade

Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) tem oportunizado aos artistas locais a divulgação de suas artes

Com o objetivo de desenvolver e potencializar as intervenções culturais da cidade, a Prefeitura de Maceió lançou – pela primeira vez na história da gestão pública municipal -, um edital voltado para o muralismo, denominado de “Colorir é Legal”.

Artistas visuais, grafiteiros e artistas plásticos vão ser credenciados para realizar intervenções nas ruas da cidade, levando arte para muros, viadutos e fachadas de prédios públicos, sendo remunerados com R$ 120 de cachê para cada metro quadrado da intervenção. No total, serão mais de mil metros quadrados de intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade.

Para a artista visual e arquiteta Juliana Mendonça, que irá participar do edital, destaca que o projeto vem para agregar na paisagem da cidade. “Maceió é uma cidade de belezas naturais diversas e encantadoras, mas também é essencial difundir as expressões dos artistas locais no nosso ambiente urbano, gerando dessa forma reflexão e encantamento para a população. Foi uma iniciativa pioneira da Prefeitura, que busca um diferencial para a classe artística, que já foi muito desvalorizada pelo estado”, enfatiza a artista.

Para a artista, grafiteira e ilustradora URSA, o “Colorir é Legal” vai garantir que as expressões artísticas sejam divulgadas de uma forma mais extensiva. “O edital é importante porque vai possibilitar que Maceió ganhe elementos visuais, ligados às culturas e identidades locais em seus espaços públicos, e vai propiciar que tais artes sejam memoradas de uma forma mais ampla. E também, porque ajuda a gerar a valorização de artistas da cidade”, afirma.

O primeiro sorteio dos credenciados do edital será realizado no dia 25 de outubro para a primeira ação do edital. O credenciamento terá validade de doze meses, e os demais sorteios vão acontecer durante esse período.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]