Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
17 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
26/10/2021 às 15h30

Cultura

Joana Gajuru é tema da próxima edição do Munguzá Virtual

Documentarista e profissionais do teatro participam de live promovida pelo Museu Théo Brandão

O Munguzá Virtual vai acontecer na quarta-feira (27), às 19h, com a live Joana Gajuru. O bate-papo sobre a primeira mulher mestra de Guerreiro e sobre o grupo de teatro que leva o seu nome terá a participação da jornalista Marta Moura e dos atores Lindolfo Amaral e Waneska Pimentel. O evento, realizado pelo Museu Théo Brandão (MTB), é mediado pela museóloga Hildênia Oliveira. A conversa será transmitida pelo canal do Museu no Youtube.

Joana Maria da Conceição, mais conhecida como Joana Gajuru, foi uma figura à frente do seu tempo, passando por preconceitos, perdas, admiração pelos trabalhos como empreiteira de fazendas e usinas e se tornando, por fim, uma das principais mestras de Guerreiro de Alagoas.

Lançado em 2018, o documentário “Joana Gajuru: de guerreira a rainha”, dirigido por Marta Moura, retrata a vida da mestra, por meio de levantamento bibliográfico e entrevistas com pessoas que acompanharam a vida de Joana, como a museóloga Cármen Lúcia Dantas. O documentário foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido por Marta na graduação em Jornalismo da Ufal.

Homenagem do teatro alagoano

A Associação Cultural Joana Gajuru é um grupo com 26 anos de trajetória, com peças de teatro de rua e espetáculos de palco. Fundado na capital alagoana, em 1994, por oito atores, a partir de uma oficina de teatro de rua realizada pelo grupo Imbuaça, de Sergipe.

Presidente da Associação, a produtora, atriz e diretora teatral Waneska Pimentel passou a integrar o grupo quatro anos após a sua fundação. Sempre teve forte presença em grande parte dos espetáculos, seja produzindo, atuando ou dirigindo. Sobre o nome do grupo, a atriz destacou a importância da homenagem. “É uma grande honra levar o nome de um mestre do folguedo, principalmente de Joana Gajuru, que é um ícone, uma mulher resistente, à frente de seu tempo, uma alagoana que quebrou barreiras. Para nós do grupo, sempre foi uma honra carregar esse nome que foi sugerido por uma integrante e a pedido da filha de Joana, a qual dizia que enquanto o grupo existisse, o nome da mestra seria sempre lembrado”, recordou Waneska.

O ator Lindolfo Amaral, do grupo de teatro sergipano Imbuaça, tem uma grande ligação com o Joana Gajuru desde o início dessa trajetória. “Fiz parte da fundação. Ministrei o curso de teatro de rua que deu origem ao grupo. Fui diretor do primeiro espetáculo. Depois disso, dirigi mais dois espetáculos, em 2004 e 2013”, contou.

Ao longo de sua trajetória, o grupo Joana Gajuru ganhou diversos prêmios em âmbito local e nacional. Algumas das realizações do grupo foi ter trabalhos participantes do projeto Pontos de Cultura, em anos anteriores.

O Munguzá Virtual surgiu a partir do tradicional Munguzá Cultural, evento mensal promovido pelo MTB, com um bate-papo sobre assuntos variados. Na ocasião, um munguzá era servido aos participantes. Por causa da pandemia, o evento teve uma adaptação para a versão virtual.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]