Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
19/11/2021 às 14h30

Cultura

Aloísio Sérgio Barroso lança nesta sexta (19), em Maceió, livro sobre a crise contemporânea do capitalismo

Intitulada Uma Economia Política da Grande Crise Capitalista (2007-2017) – Ascensão e Ocaso do Neoliberalismo, a obra investiga as consequências da política neoliberal e os impactos econômicos amplificados pela pandemia

Médico e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o pesquisador Aloísio Sérgio Barroso lança em Maceió, nesta sexta-feira (19), o livro Uma Economia Política da Grande Crise Capitalista (2007-2017) – Ascensão e Ocaso do Neoliberalismo. O evento ocorre na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), no bairro do Farol, a partir das 19h.

O volume de 284 páginas traz o selo conjunto das editoras Anita Garibaldi e Edufal e conta com o apoio da Fundação Maurício Grabois. A obra deriva da tese de doutorado do autor, defendida em 2019 no Instituto de Economia da Unicamp.

A abordagem proposta pelo pesquisador vai do acolhimento da política neoliberal pelos Estados Unidos – “Quando o Estado norte-americano se subordinou completamente à esfera das finanças” – ao destrinchar da principal crise econômica mundial do século 21, cujo início é detonado com o colapso do sistema hipotecário estadunidense, em 2007.

“E não foi uma simples recessão, e sim uma depressão econômica, que é algo que se prolonga por mais tempo”, defende Aloísio Sérgio Barroso, em entrevista exclusiva. “Com a pandemia, tivemos uma nova depressão econômica. Tivemos uma ruptura do sistema de produção e uma retração do consumo assustadora”, complementa.

Além do texto original da pesquisa, Sérgio Barroso incluiu sugestões de professores e orientadores, e acrescentou uma compilação de 110 textos e depoimentos de autores que abordam o tema principal, além de uma seção especial sobre os impactos econômicos acarretados pela pandemia da Covid-19 a partir de 2020. “Não há horizonte. Os horizontes são profundamente preocupantes e turvos até hoje”, conclui, ao falar sobre as perspectivas para a economia global.

O livro já foi lançado em Belo Horizonte e São Paulo, mas quem for ao evento desta sexta-feira poderá adquirir exemplares no local – ou mesmo comprar via o site da editora Anita Garibaldi no endereço www.livrarianita.com.br.

Sobre o autor

Aloísio Sérgio Rocha Barroso é médico, formado pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1979). Pela Unicamp, fez especialização em Economia Sindical e do Trabalho (1998), mestrado em Economia Social e do Trabalho (2003) e doutorado em Desenvolvimento Econômico (2019).

SERVIÇO

Lançamento do livro Uma Economia Política da Grande Crise Capitalista (2007-2017) – Ascensão e Ocaso do Neoliberalismo, de Aloísio Sérgio Barroso

Data: sexta-feira (19)
Horário: 19hLocal: sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), rua Dr. R. Dr. José de A. Porciúncula, 121 - Farol


Fonte: Secom Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]