Dólar com. 4.8238
IBovespa 0.58
25 de maio de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governo do Estado vai decretar situação de emergência devido às fortes chuvas
19/11/2021 às 18h37

Cultura

11ª edição do Circuito Penedo de Cinema ocorre de 22 a 28 de novembro

Co-realizado pelo Governo do Estado por meio da Secult, o maior evento de cinema em Alagoas inicia, na próxima segunda-feira (22), uma vasta programação voltada para a promoção da cultura em diálogo com a educação

Divulgação

Na próxima segunda-feira (22), começa a 11ª edição do Circuito Penedo de Cinema, que acontece de modo on-line e presencial até o dia 28 de novembro. O festival é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.

A partir das 18h30, a cerimônia de abertura pode ser assistida na Praça 12 de Abril, no centro histórico de Penedo, ou através do canal do Circuito no YouTube. Em 2021, o evento celebra o centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, com uma programação voltada para a cultura, o ensino e o desenvolvimento das comunidades alagoanas do Baixo São Francisco.

O primeiro dia de atividades ainda conta com a abertura da feira de empreendedores culturais, uma oficina de planejamento de produção audiovisual e a exibição do longa-metragem “Ensaio sobre o fracasso”, com a presença do diretor Cristiano Burlan. Neste ano, as medidas de proteção à pandemia seguem firmes, com redução de 25% da capacidade da sala de exibição, distanciamento entre assentos, obrigatoriedade do uso de máscaras, medição da temperatura corporal e disponibilização gratuita de álcool em gel.

O professor Sérgio Onofre, coordenador-geral do Circuito Penedo há 11 anos, destaca a pluralidade desta edição. “Nossa programação nunca esteve tão robusta e diversificada, tentando abraçar vários segmentos culturais. Boa parte das atividades acontecerão simultaneamente na cidade e na internet, desde a exibição dos curtas até os debates com os realizadores.” 

No site do evento, os curtas-metragens selecionados para o 14º Festival do Cinema Brasileiro, o 11º Festival do Cinema Universitário de Alagoas e o 8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental ficam disponíveis para o voto popular durante toda a semana. Ao todo, são 75 filmes, incluindo aqueles da 11ª Mostra de Cinema Infantil e da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que também podem ser assistidos on-line. Além deles, mais sete filmes convidados serão exibidos na Mostra de Longa-metragem, mas exclusivamente em Penedo.

Programação

A noite de abertura do evento, que acontece em uma estrutura montada às margens do Rio São Francisco, tem início às 18h30, com homenagens ao crítico Elinaldo Barros e ao cineasta Pedro da Rocha, nomes marcantes do cinema alagoano que morreram este ano. Além de uma performance do ator Chico de Assis, apresentador da cerimônia, dedicada a Paulo Freire, grande homenageado da edição.

Às 20h, é exibido “Ensaio sobre o fracasso”, uma mistura de abordagens documental e ficcional do diretor Cristiano Burlan, que conta com as participações do ator André Gatti, da cineasta Helena Ignez, do crítico Jean-Claude Bernardet e do dramaturgo Mário Bortolotto. Burlan, que estará em Penedo para um bate-papo sobre o longa, tem sido celebrado nacionalmente por sua “Trilogia do Luto”, série de filmes em que conta as trágicas mortes da mãe, do pai e do irmão.

Simultaneamente à abertura, às 19h, acontece a oficina “Planejamento de produção audiovisual: o papel do produtor executivo”, promovida virtualmente pelo Sebrae. A oficina é ministrada pela produtora paulistana Mylena Mandolesi durante os dias 22, 23 e 24 de novembro, e já está com as inscrições abertas.

No entanto, é a feira de empreendedores culturais que de fato inaugura a programação do Circuito Penedo, a partir das 16h de segunda-feira, na Praça 12 de Abril. Surgida no ano passado, a feira se consolida nesta 11ª edição, como explica Sérgio Onofre. “Acabamos de formalizar a feira de empreendedores, que agora abrange artesãos, produtores de alimentos e diversos prestadores de serviço do setor cultural”. De acordo com o coordenador-geral do evento, “o momento atual pede atenção especial à cultura”.

Para ver a programação completa da semana e ficar por dentro de todos os detalhes sobre o evento, basta acessar o site do Circuito Penedo de Cinema.


Fonte: Secom Alagoas com Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]