Dólar com. 4.7624
IBovespa 0.58
26 de maio de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vazamento no sistema produtor de Marechal Deodoro mobiliza equipes da BRK
26/11/2021 às 07h00

Cultura

Alagoas Feita à Mão conquista mercado internacional e expõe peças na semana de design de Miami

Exposição ALAGOAS - The Brazilian Artisanal Soul acontece de 1 a 5 de dezembro em Miami, nos Estados Unidos; artistas integram programa de fomento à arte alagoana criado pelo Governo do Estado

Mestre Aberaldo talha a madeira em uma de suas criações para apreciação de colecionadores de todo o mundo - Itawi Albuquerque/Arquivo

O programa Alagoas Feita à Mão, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), conquista o mercado internacional com a exposição "ALAGOAS - The Brazilian Artisanal Soul''. A mostra acontecerá nos Estados Unidos, na cidade de Miami, entre os dias 1 a 5 de dezembro, na Galeria Pinta Miami, como parte do circuito oficial da Semana de Arte e Design da cidade.

Com peças feitas à mão, esculpidas e talhadas em diversos materiais, como barro e madeira, a mostra leva os artistas alagoanos para um nível inédito de exposição, fazendo com que a arte brasileira seja apreciada por colecionadores, designers, curadores e artistas do mundo inteiro.

"A exposição apresenta os trabalhos que são realizados por grandes artesãos e mestres alagoanos que são apoiados pelo Alagoas Feita À Mão e representam a miscigenação que compõe o Estado e o Brasil", destaca a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

As obras multicoloridas de Cicinho vão representar a arte alagoana nos Estados Unidos. Foto: Sedetur

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e Turismo, Marcius Beltrão, a exposição é uma oportunidade para que o mundo conheça o nível elevado do artesanato que sai de Alagoas.

"É uma honra muito grande ter o programa Alagoas Feita à Mão dentro da nossa secretaria. Apoiar os artesãos do nosso estado é imprescindível, e nós fazemos questão de enfatizar o talento desses artistas. É muito importante incentivar as diferentes tipologias da nossa terra, já que o artesanato também é uma face importante do desenvolvimento econômico do nosso Estado", destaca.

Participarão da exposição o Mestre Aberaldo, Mestre André da Marinheira, Mestre Chico Cigano e Mestra Irineia. Além deles, também estarão presentes os artesãos Adriana Siqueira, Boró Sandes, Cláudio de Capela, Cicinho, Ismael de Dedé, Lucas Lessa e Salvinho.

De Alagoas para o mundo, as peças em argila criadas por Mestra Ireneia serão exibidas na exposição. Foto: Ascom Sedetur 


Alagoas Feita à Mão

O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feita à Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As atividades principais são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.

Serviço

ALAGOAS - The Brazilian Artisanal Soul

Quando: 1 a 5 de dezembro Onde: DESIGN MIAMI, Galeria Pinta Miami, 225 NE 34th Street, Miami, FL 33137


Fonte: Secom Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]