Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/12/2021 às 11h30

Cultura

Arquivo Público celebra 60 anos com Chá de Memória especial nesta terça-feira (21)

Evento contará com palestras do professor Sávio de Almeida e jornalista Enio Lins

Sede do Arquivo Público de Alagoas - André Palmeira/Ascom

O Arquivo Público de Alagoas (APA) completará no próximo dia 30 de dezembro 60 anos de fundação. E para celebrar a data, será realizado o 40° Chá de Memória, nesta terça-feira (21), na sede do APA, no Jaraguá. O evento retoma os periódicos encontros culturais que aproximam a sociedade com a história e a cultura alagoana.

Nesta edição especial do sexagenário da instituição, o clima será de confraternização. A anfitriã desse encontro será a superintendente Wilma Nóbrega, que convidou o professor Sávio Almeida e o jornalista Enio Lins para apresentarem suas vivências no APA e a importância de preservar e valorizar o acervo documental administrativo e cultural de uma sociedade.

“Convidamos o professor Sávio Almeida, porque além de ser doutor em história, mestre em educação e escritor, é uma grande referência no que tange à história de Alagoas e suas origens étnicas. Em nossa biblioteca, por exemplo, temos uma dezena de títulos do professor, cuja pesquisa foi feita aqui, ou seja, o APA e o professor Sávio têm uma relação bem estreita. Por isso vamos aproveitar este momento também para reverenciá-lo com um ato simbólico, no qual vai autografar suas obras que hoje são fontes de pesquisa essenciais aos estudantes e um legado intelectual para futuras gerações”, destaca Wilma Nóbrega.

Outro tema desta edição do Chá de Memória é a imprensa, que detém um papel fundamental para preservação da história de uma sociedade. Não à toa, um dos espaços mais acessados do Arquivo Público de Alagoas é a hemeroteca. Com mais de mil periódicos, que datam desde o século XIX ao fim dos anos de 1990, a coleção reúne registros impressos e digitalizados de atos governistas e oposicionistas, que testemunharam a evolução da democracia em Alagoas. E é nessa seara que o jornalista Enio Lins, que atuou como editorialista e chargista na Gazeta de Alagoas, foi secretário de Cultura e de Comunicação no Estado (atual) vai conversar com o público.

A solenidade contará ainda com atração cultural e uma sessão de autógrafos com autores alagoanos. Os participantes deverão confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (82) 9 8801-3509 porque as vagas são limitadas, para atender as determinações sanitárias de distanciamento social, assim como será obrigatório o uso de máscaras.

Serviço:
40° Chá de Memória - Arquivo Público de Alagoas - A Casa da Sua História há 60 anos
Quando:
terça-feira- 21 de dezembro de 2021
Onde: Sede do Arquivo Público de Alagoas - Rua Sá e Albuquerque. S/N - Jaraguá - Maceió-AL
Hora: 19h


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]