Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
18/03/2022 às 15h30

Cultura

Livro “Memória das Mãos” resgata origens e legado da arte popular alagoana

Publicação que mapeia a produção dos mestres alagoanos e as ações do programa Alagoas Feita à Mão será lançada na próxima segunda-feira (21)

Felipe Brasil/Agência Alagoas/Arquivo

O artesanato e a arte popular de Alagoas vão celebrar, de forma muito especial, a passagem do Dia do Artesão. A homenagem será feita através do programa Alagoas Feita à Mão, que lançará no próximo dia 21, às 10h, no Museu Palácio Floriano Peixoto, o livro Alagoas, Memória das Mãos.

A publicação produzida pela Gerência de Artesanato e Design da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Turismo (SEDETUR) marca a trajetória do programa e apresenta um roteiro histórico-cultural de uma legião de alagoanos que produzem arte popular desde os tempos da colonização em Alagoas.

Rico em imagens e depoimentos, o livro narra as origens do fazer à mão, sustentado por um resgate bibliográfico inédito sobre o tema. “A curadoria foi um recorte do trabalho do Alagoas Feita à Mão, priorizando os artistas mais antigos, que tinham como revelar toda essa herança”, explicou Daniela Vasconcelos, gerente de artesanato da Sedetur.

O livro apresenta a linha histórica da civilização caeté, sob a vertente do fazer à mão, aborda a discussão em torno do conceito de arte popular, detalha todas as tipologias utilizadas no artesanato alagoano, pontua os polos produtivos e os rostos dos autores das criações que ganharam o Brasil e o mundo, despertando o interesse pelo artesanal.

A ideia de lançar o livro Alagoas, Memória das Mãos partiu da primeira-dama, Renata Calheiros, que atua à frente desse projeto desde a sua implantação. “Quando idealizamos o programa, sabíamos que a cultura material e imaterial do nosso povo tinha uma trajetória e precisavam de apoio. Queríamos resgatá-la e apresentar tudo que foi feito para que ela continue sendo mantida. Essa publicação é o retrato de tudo isso”, disse a primeira-dama.

Assina a curadoria da obra, juntamente com Daniela Vasconcelos, o jornalista Guilherme Lamenha, que é responsável pelos textos e pesquisa. A direção criativa foi do designer Rodrigo Ambrósio. As fotografias são de Felipe Brasil, Jonathan Lins, Thiago Sampaio e Celso Brandão - estes com imagens raras em preto e branco. Além disso, as ilustrações do livro fazem parte do acervo de xilogravuras do Mestre Enéias Tavares. 


Fonte: Secom Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]