Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
22/04/2022 às 13h37

Cultura

Diteal lamenta falecimento de Nelson da Rabeca, patrimônio vivo de Alagoas

Autodidata, o artista ficou famoso pela grande contribuição à arte, sendo ele considerado por muitos patrimônio cultural do país

O músico, que também já construiu mais de seis mil rabecas, levou o nome de Alagoas consigo por onde se apresentou - Arquivo/Agência Alagoas

O setor cultural alagoano amanheceu de luto nesta sexta-feira (22). É que faleceu, nesta madrugada, o patrimônio vivo de Alagoas, Nelson da Rabeca, um gigante da música. Autodidata, o artista ficou famoso pela grande contribuição à arte, sendo ele considerado por muitos patrimônio cultural do país, uma referência.

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) lamenta profundamente a perda de um ícone da arte de Alagoas e do Brasil. Nelson da Rabeca tinha uma relação íntima com o Teatro Deodoro, tendo se apresentado por várias vezes no palco oficial do Estado.

A última apresentação de Nelson da Rabeca no Teatro Deodoro foi na edição de 2014, pelo projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. Para o espetáculo, ele se juntou a outros quatro mestres da cultura alagoana: Chau do Pife, o cordelista Jorge Calheiros, o violeiro cordelista Jaçanã e o tocador de pandeiro João de Lima. Essa apresentação memorável foi uma verdadeira celebração à cultura de raiz nordestina.

Para a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf, a partida do artista é uma perda irreparável. "Nelson da Rabeca teve uma obra de grande impacto, que virou referência para centenas de pessoas. Lamentamos com muito pesar o seu falecimento, no entanto acreditamos que um artista não morre, porque a sua arte sempre vai reverberar".

O músico, que também já construiu mais de seis mil rabecas, levou o nome de Alagoas consigo por onde se apresentou. Seu legado transcende a música e fortalece o sentido do que é a arte nordestina, principalmente a alagoana. 


Fonte: Ascom Diteal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]