Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/04/2022 às 15h30

Cultura

Confira programação da Festa Literária do Vergel do Lago que começa nesta quinta-feira (28)

Ao longo dos dias 28, 29 e 30 o público poderá acompanhar atividades culturais e literárias na Escola Municipal Rui Palmeira

Após o sucesso da Flipontal, agora a prefeitura realiza a Flivergel. - Pedro Farias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió divulgou, nesta segunda-feira (25), a programação da Festa Literária do Vergel do Lago (Flivergel), que começa na quinta-feira (28) e vai até sábado (30). Com o tema “Alagoanidade”, a festa literária terá três dias de atividades educativas e culturais na região próxima à Escola Municipal Rui Palmeira.

Após o sucesso da Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal), a Flivergel vai ser a segunda de uma sequência de 10 ações promovidas pela Prefeitura de Maceió e a primeira no bairro. Os próximos bairros que serão contemplados com uma festa literária são: Jacintinho, Cidade Universitária (Eustáquio Gomes e Graciliano Ramos), Cruz das Almas, Ipioca, Poço (Reginaldo), Trapiche da Barra e Fernão Velho.

Dia 28, a partir das 18h30 no Ginásio da Escola Rui Palmeira, será a abertura da Flivergel com a presença de autoridades municipais, abertura cultural e uma mesa temática sobre “O manifesto do sururu na sociedade digital” com o professor Edson Bezerra, o primeiro homenageado da festa literária.

Já o dia 29 será recheado de palestras com diversas temáticas a serem discutidas no auditório da escola. Pela manhã, a promotora de Justiça de Alagoas, Karla Padilha, vai falar sobre as funções essenciais à Justiça  e os direitos dos cidadãos. Depois, a promotora de Justiça de Alagoas, Vânia Cavalcanti Lima, vai conversar com os presentes sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Depois do Pontal da Barra é a vez do Vergel do Lago receber a festa literária. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Depois do Pontal da Barra é a vez do Vergel do Lago receber a festa literária. - Pedro Farias/Ascom Semed

No período da tarde, ainda no dia 29, o tema “Empreendedorismo Social” será discutido com o secretário municipal de Assistência Social de Maceió, Carlos Jorge, e a empreendedora social Lisania Pereira. Em seguida, vai ser realizada uma mesa redonda sobre a ocupação da Braskem em Maceió e suas consequências com a bióloga Virginia Miller, o cientista José Geraldo Marques e o economista Elias Fragoso.

Para finalizar a programação de sexta-feira (29), à noite haverá uma mesa sobre a República dos Palmares com o historiador alagoano Zezito de Araújo.

No último dia da Flivergel, no sábado (30), haverá atividades também nos três horários. Durante a manhã serão três mesas redondas com os temas: Brasil, 200 anos de Independência com o historiador e Juiz de Direito Claudemiro Avelino; Como me descobri Poeta, com Mirian Monte. Para encerrar a manhã, escritores e poetas da União Brasileira de Escritores (UBE) vão falar sobre a Literatura do povo alagoano.

À tarde continua a programação das mesas redondas. Mirian Monte e a deputada estadual Jó Pereira e Iana da Central Única das Favelas (CUFA) vão falar sobre a representatividade e a participação da mulher na política. Logo depois, haverá uma entrevista ao vivo com o homenageado da Flivergel, Edson Bezerra. Os entrevistadores serão Rodrigo Cavalcante, Marcos Tchola, Mailson Honorato e Isadora Padilha.

Para encerrar a 1ª Flivergel, na noite do sábado (30), o secretário municipal de Educação de Maceió e professor, Elder Maia, vai participar da mesa redonda sobre as consequências políticas e culturais do manifesto do sururu na sociedade digital.

Ao longo dos dias 28, 29 e 30 de abril, em paralelo às mesas redondas, o público pode contemplar apresentações culturais e ter contato direto com publicações de escritores regionais.

A promoção da leitura entre a comunidade e os estudantes da rede é um dos objetivos principais das festas literárias. As ações estão integradas com a Olimpíada de Língua Portuguesa promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a primeira do Município e que tem a literatura alagoana como referência.

Elder Maia destacou a importância dessas atividades. “É uma ação inédita e extremamente importante, contemplando vários bairros. Isso é muito significativo para essas comunidades e seu pertencimento e identidade”, disse o secretário de Educação da capital.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]