Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
03/05/2022 às 09h00

Cultura

Biblioteca Central recebe exposição sobre impactos de torres eólicas

Divulgação

A Biblioteca Central (BC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe a partir desta segunda-feira (2), até o dia 6 de maio, a exposição Para Quem Sopram os Ventos?, que faz parte da Campanha Contra os Impactos dos Parques Eólicos no Regional NE2, em parceria com a instituição católica alemã Misereor. A exposição conta com fotos captadas em setembro de 2021 e uma experiência sensorial através de sons ambientes das turbinas, pássaros e animais da região.

Embora a energia eólica, gerada pela força dos ventos, seja reconhecidamente uma fonte de energia limpa e renovável, existem impactos, ainda pouco conhecidos, que necessitam ser de conhecimento geral de toda a sociedade. São problemas na saúde, contratos abusivos, impactos ambientais, sociais e econômicos atingindo a vida principalmente de comunidades tradicionais, rurais e quilombolas do Nordeste brasileiro.

Sensibilizada em alertar sobre esses impactos em nível socioeconômico, ambiental e de saúde causados pelo atual modelo de implementação dos megaprojetos de energia eólica no nordeste do Brasil, a Cáritas Brasileira Regional NE2 - CBNE2, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), iniciou a campanha. Além de proporcionar o debate sobre o tema nas redes sociais, lançou a websérie: Para que sopram os ventos?, dividida em seis episódios.

Durante a campanha também foi produzida uma Carta Aberta, construída coletivamente e assinada por várias organizações e pessoas da sociedade civil, com o objetivo de alertar a sociedade sobre os impactos causados pelos grandes empreendimentos eólicos e exigir dos representantes parlamentares mudanças urgentes.  A Carta Aberta está disponível para assinatura no site da Cáritas  Brasileira NE2 .

Confira os 6 episódios da websérie Para Quem Sopram os Ventos (l1nq.com/pf6IZ).


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]