Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
19/05/2022 às 22h30

Cultura

Nova exposição no Café da Linda busca valorizar o patrimônio material e imaterial de Alagoas

A abertura da exposição está marcada para a próxima terça-feira (24), às 19h

O tradicional Café da Linda, localizado no Teatro Deodoro, vai receber a exposição “Contando o patrimônio de Alagoas - passado e presente”, do jovem Matheus Cavalcanti. Para a mostra, ele busca valorizar os patrimônios materiais e imateriais de Alagoas. A abertura da exposição está marcada para a próxima terça-feira (24), às 19h. Ela segue em cartaz, com entrada franca, até 30 de junho. 

Ele conta que o objetivo de expor é incentivar o interesse pela pesquisa, exaltando o valor da literatura e da poesia, e motivando a sociedade a ter um olhar mais acolhedor para a cultura e a história alagoana. “Espero reunir o público dedicado à pesquisa e à história. Quero ver os jovens, as crianças, os artistas e os escritores indo prestigiar e se encantar com a riqueza do patrimônio cultural de nossa terra”, explica Cavalcanti.

“É sempre um prazer abrir uma nova exposição. Proporcionar espaço para os jovens artistas nos satisfaz bastante. O trabalho do Matheus é muito rico, porque dá visibilidade a patrimônios históricos de Alagoas. É o resgate do passado sendo retratado por uma mente jovem, o que nos deixa muito contentes, pois vemos nesses jovens a longevidade de nossa cultura”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

A mostra, composta por fotografias e textos, é inspirada em outros trabalhos de sua autoria, a exemplo do “Contando Alagoas em Prosa e Versos” - obra literária cujo propósito é resgatar a  memória do patrimônio cultural de Alagoas e despertar a valorização e a preservação desses prédios históricos.

“A ideia é contar e rememorar a história de um jeito diferente, em prosa e poesia. A primeira edição do projeto literário foi publicada em 2021, apresentando o patrimônio material. Logo se tornou coletivo, pois algumas informações históricas foram obtidas com certa dificuldade, por isso convidei autores alagoanos para contribuir, destaca Matheus, ressaltando que a primeira edição contou com a participação de seis colaboradores.

Ainda segundo ele, o projeto não parou por aí. Cavalcanti decidiu produzir a segunda edição da obra, apresentando o patrimônio cultural imaterial, homenageando alguns mestres da cultura alagoana e propondo a reflexão sobre o compromisso da sociedade e das instituições públicas para valorizar e preservar a cultura.

Essas duas ideias foram o fio condutor para a criação da exposição. “Primeiro realizei um projeto virtual no YouTube, então convidei o amigo poeta cearense, chamado Murilo Barroso, para narrar, e selecionei os patrimônios. Logo depois, decidi ir pessoalmente conversar com Alexandre Holanda, que abraçou com carinho o projeto. Ele generosamente me propôs o Café da Linda para expor”, conta o artista.

“Matheus Cavalcanti vem desenvolvendo um excelente trabalho literário em defesa do nosso patrimônio cultural e arquitetônico e essa exposição vem reforçar essa luta, trazendo mais acesso ao conhecimento, unindo imagem e palavra, uma grande satisfação para a Diteal, e certamente uma oportuna contribuição para a comunidade”, exalta Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal. Serviço O que: “Contando o patrimônio de Alagoas - passado e presente”, de Matheus Cavalcanti Quando: Abertura na terça-feira, 24 de maio Horário: Às 19h Local: Café da Linda, localizado no Teatro Deodoro Entrada franca.


Fonte: Ascom Diteal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]