Dólar com. 5.1142
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/05/2022 às 11h30

Cultura

Arquivo Público promove 44º Chá de Memória no próximo dia 31

Suspenso pela pandemia, projeto será retomado com palestra, lançamento e sessões de autógrafos de obras premiadas

Em sua 44ª edição, Chá de Memória terá como tema “Desmistificando a pesquisa científica”, com palestra da arquiteta, urbanista e professora universitária Eveline Athayde

O Arquivo Público de Alagoas (APA) trará de volta, na próxima terça-feira (31), às 19h, o projeto Chá de Memória. A iniciativa, realizada desde outubro de 2016, promove a socialização do acervo do APA com estudantes, profissionais e pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.

Em sua 44ª edição, que terá como tema "Desmistificando a pesquisa científica", o  Chá de Memória terá como convidada e palestrante a escritora Eveline Athayde, autora do livro "Para que sua monografia não vire um abacaxi!!!" e fará o lançamento das duas monografias premiadas no edital de 2019.

Para a superintendente do APA, Wilma Nóbrega, o projeto tornou-se importante ferramenta de apoio e difusão da produção cultural em Alagoas.

“Desde 2016, o Arquivo Público de Alagoas, com apoio do Gabinete Civil do Estado, desenvolve ações de reconhecimento e valorização das referências da cultura regional. Sempre buscamos envolver a comunidade em atividades de aprendizado sobre o conhecimento popular e dentro desta perspectiva, o projeto Chá de Memória, nesta 44ª edição, destaca a pesquisa científica como ferramenta para a elaboração de trabalhos acadêmicos de forma didática e prazerosa em todos os níveis de ensino”, afirma a gestora.

Wilma Nóbrega informa que o Chá de Memória também é agente de fomento à participação de profissionais graduados, mestres e doutores nos concursos de monografia do APA, premiando os vencedores com a publicação dos trabalhos selecionados, além de valorizar o próprio acervo da instituição como referência bibliográfica.

Durante o evento da próxima terça-feira (31), será lançado o edital do IV Concurso de Monografia do Arquivo Público de Alagoas, e haverá o lançamento oficial das monografias premiadas nos anos de 2018 e 2019, que foi adiado em consequência da pandemia.

Os autores premiados, Lydio Alfredo Rossiter Neto, Adriana Guimarães Duarte e Tharcila Maria Soares Leão, estarão presentes para um bate-papo sobre suas pesquisas. Durante o evento, eles farão sessões de autógrafos das respectivas obras premiadas – Casos de Vida e Morte (2018), Referências culturais enquanto processo histórico de ocupação no Litoral Norte de Maceió (2019) e Entre Caminhos, Praças e Jardins (2019). 

A palestrante

Eveline Athayde é arquiteta e urbanista e professora universitária. Ela desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores em escritório próprio desde 2005. Como professora, leciona e pesquisa nas áreas de projeto arquitetônico, conforto ambiental e climatologia urbana, além de orientar monografias na graduação e pós-graduação. É doutora em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O bazar da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas estará presente durante o 44º Chá de Memória, que é aberto ao público e oferta certificado de participação.

O Arquivo Público de Alagoas fica na Rua Sá e Albuquerque, s/n, em Jaraguá, defronte do Porto de Maceió.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]