Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
08/06/2022 às 11h30

Cultura

Cultura Afro é tema da roda de conversa Tambor Falante

Cultura Afro é tema da roda de conversa Tambor Falante - Divulgação

Com o tema “Cultura Afro: Desafios e Resistência”, o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô realiza, nesta quinta-feira (09), às 16hs, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso - Centro, mais uma edição do Projeto Tambor Falante. Desta vez, serão facilitadores o babalorixá Marco Antônio de Campos, presidente da Associação Patacuri, e Salete Bernardo, relações públicas e empreendedora cultural da Dagô Produções. O objetivo é reunir fazedores da cultura afro, artistas afrodescendentes, admiradores e apoiadores, militantes do movimento negro e a sociedade em geral para um bate-papo sobre o quanto a cultura negra é importante para a formação do nosso povo e quais os desafios que ainda enfrenta por aqui em várias esferas sociais.

“Esse é o segundo de uma série de 05 debates que estamos realizando envolvendo temas fundamentais para o desenvolvimento da população negra em Alagoas, e que estão presentes no cotidiano do nosso povo”, destacou o coordenador geral do Anajô, Benedito Jorge da Silva Filho. A realização das atividades, segundo ele, também visa divulgar e dialogar com o público sobre a sexta edição do Projeto Vamos Subir a Serra, que vem se consagrando no maior evento afro-cultural do norte e nordeste, em celebração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

O Tambor Falante é um dos vários projetos do Anajô, que nasceu de uma parceria com a Comissão de Jornalistas pela igualdade Racial (COJIRA-AL) e a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, como um espaço de debate entre malungos (companheiros de luta) sobre temas variados que impactam a vida da população negra. Inicialmente realizados nas tardes de sábado, em espaços bem informais, como barzinhos, mas discutindo assuntos muito caros sobre a realidade do povo negro, e propondo estratégias de luta buscando a transformação.

A edição desta quinta-feira (dia 09) conta com o apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal.) Nas próximas edições do Tambor Falante, serão debatidos temas como Redes Sociais e Afro-empreendedorismo, Capoeira – Do reconhecimento como patrimônio cultural à inclusão no sistema educacional, além de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – Luta contra a fome. Uma oportunidade para se discutir em profundidade as causas da fome, suas consequências, e, principalmente, quais são as soluções emergenciais e estruturais para se tirar de vez este flagelo da nossa realidade.

Serviço:

O quê: Tambor Falante: Cultura afro – Desafios e Resistência

Quando: Dia 09 de junho (quinta-feira), às 16hs

Onde: Teatro de Arena Sérgio Cardoso – Centro (ao lado do Teatro Deodoro)

Contato: Valdice Gomes (82) 99999-1301


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]