Dólar com. 5.1158
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/07/2022 às 19h00

Cultura

Edição 20 do Sarau Cultural homenageia escritor e servidor da Educação

João de Oliveira, autor do livro "Memórias de um menino do interior", bateu um papo com o público

Divulgação

Com muita música, teatro e leitura, assim foi a 20ª Edição do Sarau Cultural, um projeto da Biblioteca Municipal Carlos Moliterno, da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), realizada na manhã desta quinta-feira (21). Com o tema “Memórias do Interior”, o sarau homenageou o escritor João de Oliveira Filho, servidor da Semed e professor da rede municipal. 

João de Oliveira é autor do livro ‘Memórias de um menino do interior’, lançado em 2021, e em suas páginas trazem histórias de vivência e lembranças de sua infância em Chã Preta, interior alagoano. A obra também tem ilustrações produzidas pela psicóloga e artista, Raquel Fernandes de Araújo. 

A abertura do Sarau Cultural foi marcada por música e, em seguida,  de uma interpretação teatral de algumas memórias do livro, realizada pelas contadoras de história Meire Deise Santos e Márvia Júlia Lisboa. O momento divertiu e emocionou o público presente, bem como o homenageado, que não segurou a emoção. 

Em um bate papo com o público, João de Oliveira conta do orgulho em escrever e publicar suas lembranças de uma infância pobre no interior alagoano. “Minha origem pobre não me entristece, pelo contrário, me orgulha. Não vejo a pobreza como dificuldade, eu vejo como uma oportunidade de crescer e ser quem eu quero ser. Essas lembranças servem como reflexão para mim, para o hoje”, destacou o escritor.

A responsável pelas ilustrações da obra, Raquel Fernandes, agradeceu o carinho e o convite de João de Oliveira para criar as gravuras do livro. A psicóloga e artista revelou que o processo de criação a ajudou a lutar e vencer o câncer de mama, que descobriu à época. 

“Foi um desafio, porque quando ele me propôs fazer as ilustrações das história, eu descobri que estava com câncer de mama, então foi um momento de choque e dificuldade emocional. Mas cada história daquela que eu tinha que ilustrar, eu buscava forças dentro de mim e aí a depressão não chegou”, contou Raquel.

João de Oliveira é graduado em Comunicação Social e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas com pós-graduação em Administração escolar e Assessoria de Comunicação e Marketing. É autor dos livros: O espaço Geográfico do município de Chã Preta, 2003 e Memórias de um menino do interior, 2021.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]