Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/07/2022 às 15h00

Cultura

Professor da Ufal lança livro sobre necropolítica e crianças negras

Obra foi organizada por Cleriston dos Anjos, do Cedu, e por professoras da Unifesp

Divulgação

A morte de crianças negras durante a pandemia de covid-19 é o que move a reflexão proposta pelo livro Necropolítica e as crianças negras: ensaios na pandemia. A obra, lançada pela editora Dandara, foi organizada por Ellen de Lima Souza, Núbia Cristina Sulz Lyra Correa, ambas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Cleriston Izidro dos Anjos, docente da Universidade Federal de Alagoas.

“O livro resulta de um conjunto de reflexões que ao longo de um ano levaram pesquisadoras e pesquisadores, em sua maioria negras e negros, a produzirem um debate com compromisso social e acadêmico acerca da banalização da morte de nossas crianças”, explicou Cleriston.

A obra possui 15 ensaios organizando o debate em três eixos, sendo eles: Políticas e Ausências; Às mães negras, um tributo; e Educação e as crianças negras.

“Em parceria com outros grupos de pesquisa, que têm as infâncias das crianças negras como a centralidade do debate, o livro expressa a busca por manter viva a memória de nossas crianças, simbolizadas pela arte de Breno Loeser e apoiadas pela Editora Dandara”, afirmou o professor.

A obra pode ser encontrada no site da editora

Experiência em educação infantil

Cleriston dos Anjos é professor do Centro de Educação (Cedu) e, atualmente, também está na direção da Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória da Ufal. Com experiência em pesquisas sobre educação e infância, o docente atua na graduação e nos cursos da pós, principalmente, nas áreas de Educação Infantil, Formação de Professores, Linguagens Expressivas e Culturas das Infâncias.

Ele também coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci) e é membro colaborador do doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, em Portugal, no grupo Contextos, quotidianos e bem-estar da criança. O pesquisador ainda integra a Frente Nordeste Criança (Representação Alagoas) e é componente da Rede Infâncias Negras.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]