Dólar com. 5.6435
IBovespa 3
11 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa
10/11/2023 às 11h33

Cultura

7ª edição do Vamos Subir a Serra começa nesta sexta-feira na Praça Multieventos

Divulgação

O maior evento afrocultural do Norte e Nordeste, Vamos Subir a Serra, começa nesta sexta-feira (10), na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara, em Maceió. A solenidade de abertura será às 18hs. Nos espaços Dandara e Kizomba, o evento promove ao público vasta programação cultural, científica, atrações musicais, feiras de empreendedorismo e gastronomia afroindígena e todas as tendências, debates e discussões sobre o povo preto não só de Alagoas, como de todo o Brasil.

O evento que celebra o Mês da Consciência Negra vem se consolidando como atrativo turístico para os alagoanos e para aqueles que vêm de fora, mas também como um meio de negócios e promoção das potencialidades do povo preto do Estado de Alagoas em diferentes frentes, com mais de 40 atividades gratuitas e apresentação de 30 grupos culturais. Estima-se que, ao longo dos seis dias do Vamos Subir a Serra, em Maceió, compareça um público de 20 mil pessoas e que a edição movimente R$ 1,5 milhão.

No espaço Dandara, que funciona todos os dias das 15h às 22hs, além dos debates, bate-papo, rodas de conversa e lançamento de livros, haverá apresentação de grupos culturais, levando maracatu, samba, coco de roda, musicalidade sob o olhar da capoeira, dentre outros. Na programação, a presença de nomes como o jornalista Manoel Soares, Bárbara Carine (a Intelectual Diferentona), Lepê Correia e a ex-ministra da Seppir, Matilde Ribeiro, estarão participando das atividades. 

Já no espaço Kizomba, além da feira de gastronomia afroindígena e uma ampla praça de alimentação, a programação cultural está garantida com grupos de afoxé, maracatu, dança afro, roda de samba, hip-hop, reggae, atrações musicais e muito mais. As atividades do Espaço Kizomba Arte, Cultura e Gastronomia Afroindígena funciona das 18h às 22h.

Como nas edições anteriores, a realização do Vamos Subir a Serra é fruto de várias parcerias firmadas pelo Anajô com setores público e privado fundamentais para a viabilidade do evento, a exemplo do TikTok, Fundação Cultural Palmares, Governo do Estado, através das secretarias  de Comunicação e da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), Prefeitura de Maceió, FAPEAL, CAPES, IV COPENE Nordeste e Neabi/UFAL. 

Saurê Palmares

A exemplo de edições anteriores, grande parte da programação cultural está garantida por meio do Projeto Saurê Palmares, uma iniciativa da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) junto com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce). Outras atrações culturais são fruto da parceria com o Sesc, por meio do projeto Sonora Brasil, que este ano traz como tema “Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas”. 

“Todas essas parcerias são importantes e enriquecem ainda mais o potencial agregador do Vamos Subir a Serra, celebrando a ancestralidade do povo negro de forma mais integrada e efetiva. Com isso ganha a população alagoana, os turistas que nos visitam e o próprio Estado com a oportunidade de mostrar o potencial da cultura afro em Alagoas”, expõe a coordenadora do projeto Valdice Gomes. 

A 7ª edição do Vamos Subir a Serra será ainda mais frutífera em 2023, com a parceria inédita do Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste (Copene), que estará pela primeira vez em Alagoas. Confira a programação completa do IV Copene no site: https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/programação 

Vamos Subir a Serra

O Vamos Subir a Serra é realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, uma entidade do movimento negro alagoano, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).  O evento impulsiona e dá visibilidade à cultura afro-brasileira, bem como atua no fomento ao empreendedorismo afro, quilombola e indígena, expondo as potencialidades, os talentos, as criações, os produtos e serviços da população negra alagoana, que encontra no evento um meio de fortalecer seus trabalhos.

Confira a programação completa na Praça Multieventos:

DIA 10 - SEXTA 

Praça Dandara

15h – Abertura do espaço cultural Zumbi dos Palmares

16h – Maracatu Yá Dandara 

17h – Grupo cultural Inaê e Performance com Carlos Rodrigues, Lucélia Tayná e Leide Serafim Olodum

18h - Solenidade de abertura 

Espaço Kizomba

20h – Coletivo Afrocaeté 

21h – Afoxé Povo de Exú

DIA 11 – SÁBADO 

Praça Dandara

15h – Afro Dende

16h – Roda de Conversa: arquivos, museus e monumentos – A importância do direito à memória para a população negra do Brasil – Neabi 

17h – Bate-papo com Manoel Soares e lançamento do livro “Para meu amigo branco”

18h – Jairon Queiroz 

19h – Roda de Conversa – Empreendedorismo negro, maternidade real e sobrevivência 

Espaço Kizomba

19h – Afro Mandela 

20h30 – Igbonan Rocha 

DIA 12- DOMINGO 

Praça Dandara

15H – Debate Ancestralidade e fé 

16h – Palco aberto

17h – Sarau Acotirene – Lançamento de livros 

18h – Oju Omin Omorewá 

19h – Oficina de turbantes 

20h – Oficina-muito além de cabelo: a importância do cabelo para identidade da mulher negra 

Espaço Kizomba 

19h – Afro Afoxé 

20h – Samba da Periferia 

DIA 13 – SEGUNDA 

Praça Dandara

15h – Sonora Brasil- cultura Bantu com Lepê Correia 

17h – Educação antirracista

18h – Afoxé Odo Iyá 

19h – Oficina tranças 

20 – Cuidados com as tranças e processo de retirada 

Espaço Kizomba

19h – Coração de Mainha 

20h30 – Sambalelê 

DIA 14 – TERÇA 

Praça Dandara

15h – Política públicas afirmativas: o legado ativista e acadêmico de Palmares, conexões e confluências antirracistas – Neabi

16h – Afro Zumbi 

17h – Bate-papo – Uma intelectual diferentona 

18h – Samba de roda k'posúbętá

20h – Oficina – Os benefícios da massagem para a saúde mental

Espaço Kizomba

19h – Wellington Pinheiro e Val Ohana 

20h30 – Pagode do Naná 

DIA 15 – QUARTA 

Praça Dandara

15h – Oficina medicina tradicional 

16h – Vivência com a capoeira adaptada na perspectiva socioinclusiva 

17h – Musicalidade afro pelo olhar da capoeira 

18 – Coco de ronda do pai Alex 

19h – Oficina de Design de sobrancelhas com aplicação de henna 

20h – Oficinas de lenços 

Espaço Kizomba

19h – Alice Gorete 

20h30 – Vibrações 

Serviços

O que: Vamos Subir a Serra

Onde e quando: Praça Multieventos (10 a 15 de novembro) e Serra da Barriga, em União dos Palmares (16 a 18 de novembro)

Saiba mais: @vamossubiraserra


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]