A Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas recebe, esta semana, o percussionista, compositor e professor da Universidade Federal de Uberlândia, Cesar Traldi. Nos próximos dias 6 e 7, ele participa de duas atividades totalmente gratuitas na Ufal, com participação de músicos e docentes da Ufal. Será no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu, Centro de Maceió.
Na quarta-feira (6), às 10h30, Traldi fará a palestra Composição e performance musical com novas tecnologias. Na quinta-feira (7), o concerto de Percussão, às 18h. Quem tiver interesse em participar, é só chegar porque a entrada é livre.
O concerto de Cesar Traldi terá participação do professor e percussionista da ETA, Augusto Moralez, que coordena o Núcleo de Percussão da Ufal (Percufal), e do saxofonista e docente Kleber Dessoles e do Percufal. O repertório terá obras compostas pelo próprio Traldi, que fazem parte do seu projeto de pesquisa Composição e Performance musical com novas tecnologias,financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia.
De acordo com Traldi, as peças que serão apresentadas foram compostas para instrumentos de percussão, “que buscam novas relações entre a performance dos músicos, o som (que inclui o uso de técnicas estendidas nos instrumentos) e o público. Em algumas obras, os sons dos instrumentos são combinados com sons gravados e manipulados em estúdio, gerando diálogos sonoros inovadores e uma expansão da sonoridade instrumental”.
Serão apresentadas oito composições do próprio Traldi: Ressonâncias #7 (2021), Por um fio (2016), SKYY (2015), Reflexos #2 (2021), com performance de Cesar Traldi, Horário de Verão (2022), com performance do Percufal, Coaxos (2005), com Cesar Traldi e Augusto Moralez, Órbitas #2 (2020), com Percufal, e Tormenta (2020), com Traldi e Moralez.
Cesar Traldi é percussionista, compositor, professor do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia e orientador no Programa de Pós-graduação da UFU-MG, onde coordena o projeto de pesquisa Composição e Performance Musical com Novas Tecnologiasfinanciado. Atua também como colaborador do Programa de Doutorado em Música da Universidade de Aveiro, de Portugal e é o atual presidente da Associação Brasileira de Performance Musical (Abrapem).
Para conhecer mais sobre a performance de Traldi, acesse o canal dele no Youtube.
Serviço
O quê: palestra e concerto com Cesar TraldiQuando: dia 6, às 10h30, e dia 7, às 18hOnde: no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu, Centro de Maceió
Entrada gratuita
Fonte: Ascom Ufal