Dólar com. 4.9617
IBovespa 0.58
28 de fevereiro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Valdemar quer saída de assassino de Chico Mendes de diretório do PL
04/12/2023 às 22h00

Cultura

Ufal e federal de Uberlândia promovem concerto de Percussão com Cesar Traldi

Além do convidado, concerto terá participação dos professores da Ufal, Augusto Moralez e Kleber Dessoles, e de integrantes do Grupo Percufal

A Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas recebe, esta semana, o percussionista, compositor e professor da Universidade Federal de Uberlândia, Cesar Traldi. Nos próximos dias 6 e 7, ele participa de duas atividades totalmente gratuitas na Ufal, com participação de músicos e docentes da Ufal. Será no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu, Centro de Maceió.

Na quarta-feira (6), às 10h30, Traldi fará a palestra Composição e performance musical com novas tecnologias. Na quinta-feira (7), o concerto de Percussão, às 18h. Quem tiver interesse em participar, é só chegar porque a entrada é livre.

O concerto de Cesar Traldi terá participação do professor e percussionista da ETA, Augusto Moralez, que coordena o Núcleo de Percussão da Ufal (Percufal), e do saxofonista e docente Kleber Dessoles e do Percufal. O repertório terá obras compostas pelo próprio Traldi, que fazem parte do seu projeto de pesquisa Composição e Performance musical com novas tecnologias,financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia.

De acordo com Traldi, as peças que serão apresentadas foram compostas para instrumentos de percussão, “que buscam novas relações entre a performance dos músicos, o som (que inclui o uso de técnicas estendidas nos instrumentos) e o público. Em algumas obras, os sons dos instrumentos são combinados com sons gravados e manipulados em estúdio, gerando diálogos sonoros inovadores e uma expansão da sonoridade instrumental”. 

Serão apresentadas oito composições do próprio Traldi: Ressonâncias #7 (2021), Por um fio (2016), SKYY (2015), Reflexos #2 (2021), com performance de Cesar Traldi, Horário de Verão (2022), com performance do Percufal, Coaxos (2005), com Cesar Traldi e Augusto Moralez, Órbitas #2 (2020), com Percufal, e Tormenta (2020), com Traldi e Moralez.

Cesar Traldi é percussionista, compositor, professor do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia e orientador no Programa de Pós-graduação da UFU-MG, onde coordena o projeto de pesquisa Composição e Performance Musical com Novas Tecnologiasfinanciado. Atua também como colaborador do Programa de Doutorado em Música da Universidade de Aveiro, de Portugal e é o atual presidente da Associação Brasileira de Performance Musical (Abrapem).

Para conhecer mais sobre a performance de Traldi, acesse o canal dele no Youtube.

Serviço

O quê: palestra e concerto com Cesar TraldiQuando: dia 6, às 10h30, e dia 7, às 18hOnde: no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu, Centro de Maceió

Entrada gratuita


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]