Dólar com. 5.253
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão de Segurança Pública ouve Lewandowski nesta terça
21/02/2024 às 14h45

Cultura

Luta por igualdade racial reúne Cultura e Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas

Evento discutiu a colaboração entre instituições públicas e o coletivo para fortalecer ações voltadas à questão de gênero e raça

Semce realiza roda de conversa com Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas

No constante esforço para quebrar barreiras e amplificar vozes, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), promoveu uma roda de conversa na última terça-feira (20), no bairro Benedito Bentes, em colaboração com o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas de Maceió. O evento teve como objetivo a luta contra a invisibilidade e a favor da equidade racial, proporcionando um espaço para compartilhamento de experiências, escuta de demandas e compreensão das perspectivas dessas mulheres.

A ativista preta e coordenadora-geral da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Arísia Barros, além de liderar o Instituto Raízes de Áfricas, destacou a importância da iniciativa. "Isso é uma roda de articulação, é a prefeitura trabalhando como um corpo só, trazendo essa junção de secretarias. É trazer a secretaria como poder público a partir de uma base de apoio, fazer com que essas mulheres cresçam. A independência nasce a partir da base do poder público, incentivar pessoas a serem líderes, fazer com que elas caminhem".

A ativista destacou ainda que o encontro visa implementar um trabalho conjunto com o coletivo, proporcionando apoio e incentivo para o desenvolvimento e liderança das mulheres pretas periféricas. "A colaboração entre as instituições públicas e o coletivo busca fortalecer as ações voltadas para a questão de gênero e raça, oferecendo suporte para que iniciativas já existentes possam expandir e prosperar".

O secretário de Cultura e Economia de Maceió, Dr. Cleber Costa, ressaltou o compromisso da prefeitura em promover a diversidade e a inclusão. "A roda de conversa com o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas é um passo importante rumo à construção de uma cidade mais justa e igualitária. Estamos empenhados em apoiar iniciativas que valorizem e fortaleçam a comunidade negra, reconhecendo sua importância histórica e cultural para Maceió. A colaboração entre diferentes órgãos municipais e grupos comunitários é fundamental para promover mudanças significativas e duradouras em nossa sociedade".

Localizado no Conjunto Cidade Sorriso I, no Benedito Bentes, o Coletivo de Mulheres Pretas e Periféricas é composto por 20 mulheres, cada uma trazendo consigo histórias e vivências únicas, mas unidas pela luta contra o racismo e pela busca por reconhecimento e igualdade. Juntas, elas enfrentam os desafios impostos pela marginalização histórica, reivindicando não apenas espaço, mas voz e dignidade em uma sociedade que por muito tempo as relegou à invisibilidade e à indiferença.


Fonte: Myla Fernandes/Ascom Semce

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]