Dólar com. 5.4584
IBovespa 8
12 de julho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF dá 30 dias para conclusão de acordos de leniência da Lava Jato
29/05/2024 às 09h30

Cultura

Secom lança livro de Douglas Apratto em homenagem ao Dia da Imprensa

Obra é resultado de um estudo de notícias recortadas de jornais e revistas alagoanas em circulação no Estado nos últimos anos do período imperial

Livro de Douglas Apratto foca no comportamento da imprensa alagoana nos últimos anos do Império

Em homenagem ao Dia Nacional da Imprensa, celebrado em 1º de junho, o Governo de Alagoas lança, na próxima segunda-feira (03), por iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o livro “A Imprensa Alagoana no Ocaso do Império”, de autoria do professor e historiador Douglas Apratto Tenório.

A obra inédita é um apanhado de notícias recortadas de mais de 100 jornais e revistas que circulavam em Alagoas no período de 1878 a 1889, os últimos 12 anos que antecederam a queda do regime imperial e o nascimento da República Brasileira, focando no comportamento da imprensa frente à efervescência dos acontecimentos da época. O estudo feito quase 50 anos atrás compôs a monografia de conclusão do curso de Mestrado do professor Douglas Apratto, na Universidade Federal de Pernambuco.

“Nos jornais se encontram sutilezas e ideias que expressamos e o passado de uma comunidade. Momentos marcantes de um tempo e o entendimento de como pensava a sociedade, ou parte dela, naqueles tempos idos. Este livro é um reencontro com minha história e com o tempo que já se foi”, declara o autor.

Os originais poderiam ter se transformado no primeiro dos mais de 30 livros que compõem a bibliografia do historiador Douglas Apratto. Mas sua publicação foi sendo protelada, trancou-se em gavetas, viajou em mudanças, perdeu-se da vista, mas não se perdeu no tempo, porque a história e o tempo se completam.

Os escritos amarelados foram reencontrados pelo olhar curioso do também escritor Cícero Péricles de Carvalho e devolvidos ao autor. Mas no caminho de volta, encontraram outro olhar igualmente atento, do jornalista Joaldo Cavalcante, secretário de Estado da Comunicação, que resolveu brindar o autor com a publicação do livro, numa homenagem do Estado à grande contribuição que o professor Douglas Apratto Tenório tem dado à história e à cultura de Alagoas.

O lançamento será no dia 03 de junho, às 8h30, no restaurante Casa de Mainha, no bairro histórico de Jaraguá.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]