Dólar com. 6.1808
IBovespa 1
26 de dezembro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saiba quando uma loja é obrigada a trocar o seu presente
09/12/2024 às 15h49

Cultura

Mostra Sururu celebra 15 anos com Mostra Competitiva de curtas e clipes

Evento traz a diversidade do cinema alagoano com produções que concorrem a prêmios do júri e do público

Divulgação

A Mostra Sururu comemora 15 anos como a principal vitrine do cinema alagoano, promovendo exibições gratuitas e eventos inclusivos. Além de ser espaço para encontros e reencontros de quem fomenta, estimula e vive o audiovisual, a programação inclui a Mostra Competitiva de Curtas e Videoclipes, que acontece de 12 a 15 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, com sessões a partir das 19h, exceto no sábado, que uma das sessões começa às 15h.

As produções disputam prêmios do júri e do público. Consolidado como um dos eventos mais importantes do calendário cultural alagoano, esta edição da Mostra homenageia Regina Barbosa, uma referência no audiovisual brasileiro.

Regina é roteirista, diretora, autora de 11 livros, foi sócia-fundadora e gestora da Organização Cultural Ideário (2002-2016) e é sócia da produtora Vento Nordeste, pela qual realiza consultorias de produção executiva de projetos audiovisuais. Atuou como produtora em políticas públicas nacionais na Ancine e na SAV-MINC. Atualmente produz a websérie “Mundo Vinil”, de Hermano Figueiredo; e realiza projetos de paisagismo e ecodesign.

O evento gratuito reforça seu compromisso com a valorização cultural de Alagoas e oferece uma programação rica e diversa, por meio de oficinas, laboratórios e programação online.

O júri é formado por profissionais experientes do cinema e das artes. Juliano Gomes, crítico, professor e editor da Revista Cinética, também atua como diretor, podcaster, jurado e curador em festivais nacionais e internacionais. Viviane Pistache, roteirista e pesquisadora, desenvolveroteiros para produtoras como O2 Filmes e Globo, além de participar da curadoria de festivais como Kinoforum e Mix Brasil. Alana Falcão, artista do corpo e crítica de artes cênicas, utiliza a crítica como criação e se destaca na direção audiovisual e nas artes performáticas, com prêmios e apresentações no Brasil e no exterior.

A Mostra Sururu de Cinema Alagoano é um evento com acessibilidade. Inclusive, neste ano realizou a primeira edição da Mostra Inclusão; que tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência, oferecendo filmes com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, janela de Libras e legendas descritivas, além de oficinas voltadas para o tema.

A 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma produção da Sambacaitá Produções, com apoio do Alagoar e SESC Alagoas. É uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió e pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.

Confira a programação completa no site https://www.mostrasururu.com.br e nas redes sociais oficiais (@mostrasururu).


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]