Dólar com. 5.4303
IBovespa 3
01 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Moraes será relator de ação do PSOL contra derrubada do decreto do IOF
30/06/2025 às 15h00

Cultura

Morre Xameguinho, ícone do forró pé-de-serra de Alagoas, aos 62 anos

Cantor, compositor e produtor deixa um legado musical que ultrapassa fronteiras; secretária de Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, prestou homenagem emocionada em seu perfil no Instagram

Foto: Ascom Secult

O sanfoneiro Sebastião José Ferreira, mais conhecido como Xameguinho, faleceu aos 62 anos, na madrugada desta segunda-feira (30), em sua residência, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.

De acordo com familiares, o músico acordou repentinamente com falta de ar e se dirigiu ao banheiro, onde sofreu um ataque cardíaco fulminante antes que pudesse receber socorro.

Natural de Atalaia, começou a trilhar sua história no forró pé-de-serra ainda jovem e, em 1979, ingressou no trio Os Pajés Nordestinos, levando o ritmo vento afora nos clubes e eventos da capital alagoana. A carreira de Xameguinho ganhou força com lançamentos em LPs, CDs e DVDs, além de parcerias com grandes nomes da música nordestina.

Além de cantor e compositor, ele foi produtor musical e arranjador do Stúdio Xamego, em Maceió, onde trabalhou para lançar e fortalecer a carreira de talentos de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, lamentou a perda em um publicação no seu perfil oficial do Instagram.

“Recebo com tristeza a notícia da partida de Xameguinho, ícone da nossa música e do autêntico forró pé de serra. Seu talento levou Alagoas ao mundo, e seu legado seguirá vivo em cada acorde. Meus sentimentos à família, amigos e a todos que foram tocados por sua arte”, escreveu.


Fonte: Daniel Borges/Ascom Secult

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]