Dólar com. 5.5823
IBovespa 3
09 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami
09/07/2025 às 15h35

Cultura

Rede Pavio realiza 6º Encontro com representantes de grupos de teatro do Nordeste, em Maceió

Cadu Cajé/Divulgação

Entre os dias 4 e 6 de julho, a cidade de Maceió recebeu o 6º Encontro da Rede Pavio, reunindo 42 representantes de grupos de teatro de ação continuada de diversos estados do Nordeste. O evento foi fruto de uma produção conjunta da Associação Artística Cia do Chapéu, Cia LaCasa, Associação Cultural Joana Gajuru e do Núcleo Gestor da Rede, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e da Escola Técnica de Artes (ETA/UFAL).

“O Encontro da Rede Pavio sempre renova as energias. É muito forte sentir tantos coletivos juntos, olhando na mesma direção, buscando os mesmos sonhos. Estar em uma nova cidade, em um novo estado — lugares que muitos de nós visitamos tão pouco — também é uma forma de revigorar nossas lutas. Esse encontro em Maceió renova os sonhos para o próximo, sempre com essa vontade de se oxigenar, seguir de pé e continuar caminhando”, afirmou Raimundo Moreira, da Cia Prisma de Teatro (Fortaleza/CE).

A programação do encontro incluiu uma noite artística com apresentação do espetáculo “Carcomida”, da Associação Cultural Joana Gajuru, além de grupos de trabalho voltados à repactuação do modelo de gestão e objetivos da Rede.

Esse foi também um espaço para avaliação e amadurecimento, como destacou Lourival Andrade, da Trapiá Cia Teatral (Caicó/RN). “Esse encontro mostrou o quanto essa rede amadureceu, o quanto é potente, orgânica e democrática. Foi nítido como conseguimos expressar o que cada grupo pensa, o que o Nordeste pensa, e o que queremos construir em diálogo com Brasília. Ressignificamos nossa estrutura interna, reafirmamos objetivos e deixamos claro à Funarte o que queremos, o que não queremos e o que podemos oferecer. Isso é maturidade, isso é pensamento coletivo. Foi um encontro prazeroso, ativo e, acima de tudo, objetivo”.

Um dos destaques do encontro foi o debate com os representantes da Funarte, Michele Rolim e Leonardo Lessa, sobre a realização do Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro do Brasil e a Política Nacional das Artes (PNA). A proposta de mobilização da classe teatral em articulação com os Escritórios Regionais do MinC também ganhou força durante as discussões.

Com nova formação na gestão, a Rede Pavio será conduzida nos próximos seis meses por três grupos titulares: Associação Artística Cia do Chapéu (Maceió/AL), Trapiá Cia Teatral (Caicó/RN) e Cia CriAr de Teatro (Varjota/CE). Cada grupo contará com um suplente: A Panacéia (Salvador/BA), Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará (Mossoró/RN) e Cia Crisálida (Fortaleza/CE), respectivamente. A missão da nova gestão é fortalecer as trocas artísticas entre os estados, pensar políticas públicas duradouras para os grupos de teatro de ação continuada e desenvolver projetos que impulsionem as pesquisas e a sustentabilidade dos coletivos que integram a Rede.

“O 6° Encontro da Rede Pavio, em Maceió, foi mais uma oportunidade de fortalecer nossa articulação. Reestruturamos a organização interna, traçamos metas para o próximo semestre e, principalmente, reforçamos os laços entre os grupos e os territórios. Estar juntos, olho no olho, renova nossas energias e reafirma a importância de seguirmos criando, resistindo e lutando por políticas que garantam a continuidade e a dignidade do nosso fazer teatral no Nordeste e no Brasil”, disse Lara Torrezan, do Coletivo Alfenim (João Pessoa/PB).

REDE PAVIO

Criada em 2018, a Rede Pavio reúne grupos de teatro de ação continuada do Nordeste comprometidos com a criação artística, a formação cultural e a articulação política em prol das artes cênicas. A proposta é ampliar a visibilidade do teatro de pesquisa na região, fomentar o diálogo entre os grupos e fortalecer o reconhecimento desse trabalho como parte do patrimônio imaterial nacional.

Além da criação e circulação de espetáculos, os grupos da Pavio têm papel fundamental na preservação da memória do teatro brasileiro, na oferta de atividades formativas em seus territórios e na movimentação da economia local. A Rede também atua em articulações que visam difundir a cultura brasileira em diversos territórios, inclusive fora do país.

Os grupos interessados em integrar a Rede Pavio devem estar sediados no Nordeste e possuir, no mínimo, três anos de atuação e pesquisa ininterrupta. A adesão requer o preenchimento de um formulário e o compromisso com os princípios da Rede, além de uma contribuição mensal simbólica de R$ 50.

Mais informações podem ser obtidas pelo site redepavio.com ou pelo perfil no Instagram @‌rede.pavio.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]