Dólar com. 5.5569
IBovespa 3
12 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governo cria IPI Verde e zera imposto para carros sustentáveis
11/07/2025 às 20h30

Cultura

Sala de Roteiros abre inscrições para cursos gratuitos de cinema em Alagoas com nomes nacionais e internacionais

Capacitações vão de atuação a desenvolvimento de projetos e trazem instrutores como Clébia Sousa, Marcel Beltrán e Paula Gastaud

Foto: Ascom Secult

As inscrições para a edição 2025 da Sala de Roteiros estão abertas a partir desta sexta-feira (11), oferecendo cursos gratuitos que fortalecem o mercado audiovisual em Alagoas. Realizada pela Aguda Cinema, com incentivo do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, a iniciativa chega à sua quarta edição trazendo capacitações de alto nível e oportunidades para novos talentos da cena local.

Nesta edição, a Sala de Roteiros amplia a formação prática para funções essenciais nos bastidores do cinema, como assistência de arte, cenografia, continuidade e contrarregragem, além de manter os tradicionais cursos de roteiro, atuação e produção. Entre os instrutores convidados estão a atriz e preparadora de elenco Clébia Sousa (PE), o diretor cubano Marcel Beltrán e a produtora Paula Gastaud (SP), profissionais que acumulam experiências em grandes festivais e plataformas de streaming.

“Projetos como a Sala de Roteiros são fundamentais para democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer o protagonismo cultural do nosso estado, e a cada edição, vemos a transformação concreta de vidas e carreiras. O incentivo à formação qualificada é um compromisso do Governo de Alagoas para que nossos talentos possam ocupar todos os espaços do audiovisual brasileiro e internacional”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

Desde 2015, a Aguda Cinema, liderada pela diretora e roteirista alagoana Laís Santos Araújo e produção de Pedro Krull, tem sido um dos principais expoentes do audiovisual em Alagoas, atuando na valorização das narrativas nordestinas e no fortalecimento do estado como referência no cenário cinematográfico brasileiro. Com a criação da Sala de Roteiros, em 2021, a produtora ampliou seu impacto formativo, oferecendo mais de 700 vagas em cursos que já contaram com a participação de renomados profissionais do país, como Vera Hamburguer, Hilton Lacerda, Guto Parente, Alice Marcone e Nina Kopko.

Além disso, tem levado o audiovisual alagoano a importantes festivais do mundo, com uma trajetória marcada por prêmios e reconhecimento internacional. A produtora conquistou destaque com obras como o curta-metragem “Infantaria”, que recebeu o Prêmio do Júri na Berlinale, na mostra Generation 14Plus, ampliando a visibilidade do cinema feito em Alagoas e reafirmando a força criativa do estado no cenário global.

“Neste ano, o projeto pretende focar em campos de trabalho do cinema em que, quando gravamos filmes, é comum contratar profissionais de fora do Estado, como assistência de arte, cenografia, continuidade, contrarregragem. Acreditamos que assim estamos investindo nos profissionais locais para que as equipes tenham cada vez mais possibilidade de serem compostas por Alagoanos. Além disso, teremos os cursos estruturantes que gostamos de ofertar todos os anos: roteiro, atuação e produção”, falou a idealizadora do projeto, Laís Santos Araújo.

“Para nós, o projeto cria uma ponte entre Alagoas e profissionais renomados de outros locais, e estamos colhendo muitos frutos disso, como alunos do projeto que iniciaram suas funções em set de cinema e outros que já trabalharam com os próprios instrutores. O lema do projeto é trazer o melhor de formação que acontece ao redor do país e ofertar aqui gratuitamente ou a preços baixíssimos, para que os profissionais alagoanos do cinema sejam cada vez mais qualificados e tenham melhoras oportunidades de trabalho e de criar seus próprios projetos. E isso só é possível pelo incentivo público em cultura”, destacou a produtora.

As inscrições para os cursos podem ser feitas a partir desta sexta-feira (11) aqui. Mantendo sua política de inclusão, a Sala de Roteiros reserva vagas para pessoas pretas, indígenas e/ou trans, além de garantir 20% das vagas do curso de atuação para estudantes da ETA/Ufal.

Confira abaixo os cursos disponíveis:

Desenvolvimento de Longa-Metragem: A construção do dossiê de financiamento, com Paula Gastaud (SP)

Datas: 26 e 27 de julho (sábado e domingo)

Horário: 13h30 às 18h30 (10h totais)

Local: Centro ou Parte Baixa de Maceió (a confirmar)

Gratuito

Sobre o curso

Veremos o passo a passo da criação de conteúdo de um dossiê financiamento durante a fase de desenvolvimento de um projeto de longa-metragem de ficção ou documentário em dez etapas: ficha técnica, sinopse, nota do diretor, abordagem artística, moodboard, nota do produtor, estratégia de financiamento, plano de financiamento para coproduções internacionais, cronograma de execução do desenvolvimento. Um módulo extra focado em audiência apresentará ferramentas para pensar o conceito e o desenvolvimento de sinopses de distintos tamanhos, pôster, título e estratégia de festivais.

Sobre Paula

Paula Gastaud é executiva de conteúdo e produtora audiovisual brasileira com mais de 15 anos de experiência no mercado internacional. Atualmente, é consultora internacional do Projeto Paradiso no Brasil. Como sócia da Mediocielo, dedica-se à produção de filmes de autor e de impacto social. Paula produziu o documentário de longa-metragem “La opción cero”, uma coprodução Cuba/Brasil/Colômbia, que estreou no IDFA 2020 e foi selecionada em mais de 40 festivais internacionais de cinema. Desde 2023, ela ocupa a função de Head de conteúdo para laboratórios de desenvolvimento de longas-metragens, onde é responsável pela Incubadora Paradiso, e no Documenta Sur, um laboratório chileno de desenvolvimento de documentários, em sua quarta edição. Como diretora executiva de programação e conteúdo, na distribuidora brasileira Sofa Digital, foi responsável pela distribuição de streaming e pelas estratégias de audiência de mais de 5.000 filmes na América Latina na última década.

Cinema e Realidade: Da experiência ao filme, com Marcel Beltrán (Cuba)

Datas: 28 a 31 de julho (segunda a quinta)

Horário: 9h30 às 13h (14h totais)

Local: Centro ou Parte Baixa de Maceió (a confirmar)

Gratuito

Sobre o curso

O curso propõe uma introdução ao cinema do real a partir de experiências pessoais, memórias e olhares subjetivos sobre o mundo. Vamos compreender como transformar ideias e experiências em filmes, abordando a escrita, a linguagem audiovisual e a montagem. Por meio de aulas teóricas e da exibição de trechos de filmes, investigaremos como construir narrativas autorais que misturam realidade e criação com liberdade estética e olhar crítico. Temas como ensaio fílmico, autoficção, documentário criativo e os desafios de filmar o próprio entorno serão discutidos.

Sobre Marcel

Marcel Beltrán é um diretor e roteirista cubano, baseado em São Paulo e especialista em arquivo fílmico. Seus filmes foram exibidos em renomados festivais internacionais como IDFA, Hot Docs, Locarno, MoMA Doc Fortnight e DOC NYC. Fundador da Mediocielo Films, e facilitador da sustentabilidade nas artes, atua como professor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños (EICTV), da Chavón, na República Dominicana, e como consultor de projetos em desenvolvimento.

Do Ato à Ação: Atuação para Cinema e TV, comClébia Sousa (PE)

Datas: 28 de julho a 1º de agosto (segunda a sexta)

Horário: 14h às 18h (20h totais)

Local: Escola Técnica de Artes - ETA/Ufal (Pça. Sinimbú, 206 - Centro)

Gratuito

Sobre o Curso

Com o objetivo de propor um ambiente de investigação cênica pela convivência entre teoria e prática, o curso pretende acrescentar ao repertório dos alunos conhecimentos e domínios de diversos dispositivos e técnicas para construção e execução das personagens, além de prepará-los para o mercado de trabalho de cinema e TV. Haverá aulas dedicadas a jogos teatrais, improviso, o corpo e voz do ator, construção de personagem, testes de elenco, além da gravação de um monólogo.

Sobre Clébia

Clébia Sousa é atriz, preparadora de elenco e arte-educadora. Graduada em Artes-Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco, ministra aulas em escolas de Artes na cidade do Recife. No audiovisual, iniciou seus trabalhos em 2010, no filme “O Som Ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, e seguiu em obras como “Bacurau”, “Manhãs de Setembro”, “Cangaço Novo”, “Maria e o Cangaço”, “Fortaleza Hotel”, entre outras produções no cinema e em canais de streamings. Desde 2020, realiza preparações de elenco com destaque para o longa “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, “Diabos de Fernando”, de Caio Dornelas, e “Arroz de Hauçá”, de Camila Ribeiro.



Fonte: Daniel Borges / Ascom Secult

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]