Com mais de duas décadas de carreira e 16 álbuns lançados, Wado reafirma sua capacidade de reinvenção em “Obstrução Samba”, novo trabalho que já está disponível plataformas digitais de música. Fruto de uma provocação estética, o disco propõe um mergulho no samba e em tudo que dele deriva.
O projeto nasceu a partir de uma parceria com o amigo e também compositor Momo, que no ano passado convidou Wado a escrever letras para oito faixas instrumentais de seu disco Gira, gravado em Londres com forte influência do afrobeat. O resultado não foi apenas uma “releitura”, mas um processo criativo próprio, que Wado compara à proposta do documentário As Cinco Obstruções, de Lars von Trier e Jørgen Leth — no qual um cineasta é desafiado a refilmar sua própria obra cinco vezes, sob condições restritivas.
“Pensei no disco do Momo como um filme e quis fazer outro filme a partir dele. O Obstrução Samba é uma refilmagem aberta. Tem pontos de conexão, mas também capítulos totalmente novos, com outras falas”, comenta Wado.
Ao lado do produtor Jair Donato, o álbum foi gravado no bairro do Vergel do Lago, em Maceió — local que, segundo ele, “bota os pés no chão” e conecta o artista às realidades periféricas que sempre atravessaram sua música.
Mais do que um disco de samba-rock — gênero que já havia aparecido em Samba 808 e no seu disco de estreia Manifesto Periférico — Obstrução Samba amplia o repertório rítmico de Wado com elementos de frevo e ijexá.
“Frevo é algo relativamente novo nas minhas composições”, conta o artista. “Eu acho esse disco um dos melhores que fiz nos últimos anos. Coloco ele lado a lado com os discos que tenho ouvido e que estão saindo, como o da Jadsa e o do Zé Ibarra. Eu particularmente gosto até mais do meu. Mesmo que eu não fosse eu, gostaria mais do meu”, brinca.
A energia do álbum é, segundo ele, deliberadamente alegre. “A vida não anda fácil. Nos meus últimos discos isso aparece, mas esse aqui é incrivelmente feliz, alto-astral, dançante. Eu prefiro não fazer um disco triste, porque senão ia ficar muito pesado. O que eu mais gosto na música é a gafieira: dançar, tomar um choppinho, colocar uma roupa legal, bater papo, cantar junto… Isso tem sido o norte da minha vida até aqui”, diz. E completa: “Se eu fosse falar das agruras, ia acabar fazendo um disco tão triste que preferiria nem fazer”.
Apesar da leveza contagiante que marca o disco, Wado não disfarça o cansaço de uma trajetória exigente. “Penso muito em Jó, da Bíblia, e nas provações dele. Já lancei incontáveis discos e acho que minha paciência é maior do que a dele. Mas estou cansado. Não pretendo fazer outro disco tão cedo depois desse”, confessa.
Essa declaração confere ainda mais peso ao lançamento de Obstrução Samba, que pode muito bem marcar o encerramento de um ciclo. Com participações de Marina Nemésio, João Menezes, Janu, Fábio Trummer e Junio Barreto, além de composições assinadas junto a Álvaro Lancellotti, Adriano Siri, Davi Moraes e Vitor Peixoto, o disco reúne parceiros de estrada e vozes que dialogam com a diversidade estética que Wado sempre cultivou.
Um convite à dança
O lançamento oficial do disco acontece no dia 31 de julho, com o show Gafieira do Wado, dentro da programação do projeto Toca Autoral. A apresentação será no bar-fábrica da Caatinga Rocks, o Toca do Calango, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O show contará com participações especiais da cantora Fernanda Guimarães e do sambista Igbonan Rocha, além da DJ Carlota na abertura e encerramento.
“Vai ser uma alegria dividir esse trabalho com quem acompanha a música autoral de Alagoas, numa quinta de balada divertida e cedo, pra todo mundo encarar o dia seguinte. Quem ouvir vai abrir um sorriso na hora”, convida Wado.
Serviço:
Gafieira do Wado
Data: Quinta-feira, 31 de julho de 2025
Horário: 19h – abertura da casa / 19h30 – Dj Carlota / Show – 20h30
Local: Toca do Calango – Rua Melo Póvoas, 258-B, Jaraguá, Maceió – AL
Participações: Fernanda Guimarães e Igbonan Rocha
DJ Carlota (abertura e encerramento)
Ingressos e mesas: https://www.sympla.com.br/evento/gafieira-do-wado/3016236 ou (82) 99117-2907
Fonte: Assessoria Flávia Lima