A artista alagoana Suham Torres de Albuquerque, conhecida como Suham Torres, vai lançar um livro sobre a sua trajetória de vida e os desafios enfrentados durante os 74 anos de sua história.
A solenidade acontece nesta quinta-feira (9), às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, e conta com apresentação de dança cigana, performances e uma participação especial vinda de Sergipe. A entrada é gratuita, mas a produção pede que a população leve um kg de ração para animais domésticos.
Suham Torres é uma mulher transgênero que desde 2017 faz parte do grupo Transhow e da companhia de dança Mandalla. Além de ser bailarina de dança cigana e flamenca, ela também é pintora com especialidade em fazer retratos.
Por ser mulher trans e viver em um país que mais mata pessoas dissidentes, a artista enfrentou dificuldades para se encaixar no mercado de trabalho e na família, passando até pelos caminhos estreitos e sombrios da ditadura militar nos anos 70.
"Para chegar a idade que eu estou, 74 anos, atravessei a ditadura militar, os obstáculos da vida que só me fizeram fortalecer. No livro, depois de relatar tudo eu falo que sou uma fênix, porque eu vim das cinzas e hoje eu me tornei o que sou", disse Suham.
Ela contou à reportagem que toda a sua trajetória está registrada no livro, desde o momento que ela saiu jovem de Maceió para trabalhar como cabeleireira e babá, até o período em que ela foi trabalhar em um restaurante em Salvador sem receber salário. Suas paixões, medos, angústias e felicidades estão agora em linhas eternizadas na memória do tempo.
A ex-cabeleireira espera que o livro sirva de exemplo para pessoas jovens, mulheres e homens trans. "Aí esta o livro contando toda a minha vida, toda a minha trajetória, minha arte, porque tenho minha arte como uma 'grande terapia', e foi através dela que consegui chegar aonde estou. Desejo que as pessoas jovens trans se espelhem na minha história", destacou.
Processo de criação
"Vida e obra de Suham Torres" foi escrito pela autora Terezinha de Jesus Carvalho, que ouviu os relatos de Suham desde a época da pandemia e os moldou para o papel. Segundo Terezinha, o processo de criação se deu a partir do desejo de Suham em ter sua vida documentada em um livro.
"Paulatinamente, o livro foi tomando forma. Eu escrevia e ela ia lendo, aprovava e discordava, e assim sucessivamente até serem feitos os ajustes necessários. Com expressão da coragem que Suham Torres sempre demonstrou, ela submeteu o texto ao edital de cultura", contou a escritora.
A obra é resultado dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secult).
Para Terezinha, a biografia é um registro do que uma pessoa trans suporta, especialmente na época em que Suham viveu.
"Ela enfrentou todas as dificuldades só em ser aceita, desde o núcleo familiar até o campo social, especialmente no trabalho. É uma pessoa que abriu portas para uma nova geração e o texto mostra a coragem dela, das lutas e conquistas, transpondo enormes barreiras para conseguir sobreviver", concluiu.
Serviço
Lançamento do livro "Vida e obra de Suham Torres"
Data: 9 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Arte Pajuçara - Maceió
Ingresso: Entrada gratuita + 1kg de alimento para pets
Mais informações: @suhamtorres (Instagram)
Fonte: Assessoria