Com muito xote e arrasta-pé, a 2ª edição do Festival Palco Móvel do Forró José Lessa, chegou ao Conjunto José Tenório, na Serraria, na última sexta-feira (17). As famílias prestigiaram, de forma gratuita, apresentações de Gil Neves e Pinóquio do Acordeon, levando o tradicional forró alagoano para os espaços públicos da cidade.
Para o secretário de cultura e economia criativa, Brivaldo Marques, o projeto mostra que o investimento em políticas públicas é fundamental para fortalecer a cultura e levar arte para todos os cantos da cidade.
“A cada edição, uma praça se transforma em palco reunindo famílias, artistas e amantes de forró em um clima de celebração e pertencimento. Iniciativas como essa mantêm viva a nossa tradição e mostram que investir em cultura é investir em gente”, destaca.
Fernanda Valéria é assistente social e moradora do bairro da Serraria. Ela conta que viu a publicação nas redes sociais e confessou nunca ter visto um projeto como esse.
“Assim que eu vi no instagram, criei uma expectativa para que chegasse até aqui e pedi nos comentários. Quando vi que realmente teria parei tudo para prestigiar, nem treinei hoje. Sem dúvida, o forró está na alma do alagoano e que bom saber que além daqui, também vai passar por outros bairros. Feliz demais por vocês nessa iniciativa”, comemora.
Márcia Maria é professora aposentada do município e moradora do Conjunto Zé Tenório. Ela pontua a importância em homenagear os forrozeiros e a cultura nordestina.
“Eu acho muito importante e você percebe que faz com que a comunidade participe, venha prestigiar. E é um momento muito especial, porque é diferente, sai da rotina para um ambiente tranquilo e é isso que a gente espera sempre: tranquilidade, brincadeiras com alegria e paz”.
Sobre o projeto Palco Móvel
Nesta edição, a homenagem será dedicada ao mestre Sandoval do Forró, um dos grandes nomes responsáveis por manter viva a tradição do ritmo nordestino.
As próximas datas já estão confirmadas para os dias 31 de outubro e 22 de novembro, com novas homenagens e artistas locais.
Com a iniciativa, a gestão reafirma seu compromisso de valorizar os artistas da terra e fortalecer a economia criativa, assim como aproxima a população, de forma gratuita, para que mantenham viva a tradição e o ritmo do forró.
O projeto, faz parte das ações da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, executadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce).
Fonte: Secom Maceió