14 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Empresas pagavam, em média, 15,8% mais a homens que a mulheres em 2023
13/11/2025 às 23h00

Cultura

Fórum de Festivais abre debates sobre curadoria, políticas públicas e os desafios do cinema brasileiro no Circuito Penedo de Cinema

Programação segue nesta sexta com debates sobre políticas públicas

Foto: Circuito Penedo de Cinema

O 15º Circuito Penedo de Cinema recebeu nesta quinta-feira (13), no Cine Penedo, a abertura oficial do Fórum dos Festivais, iniciativa que há 25 anos conecta mostras, cineastas e produtores em torno de debates fundamentais para o fortalecimento do setor audiovisual. O primeiro encontro da edição deste ano reuniu nomes de relevância nacional para refletir sobre o papel dos festivais na relação com os públicos, curadorias e formatos de exibição.

O debate "Curadoria, Programação e Exibição: A Importância dos Festivais com as Audiências" foi mediado por Josiane Osório, presidente do Fórum Nacional dos Festivais, e contou com a participação de Rosângela Rocha, diretora do Festival Curta-SE, de Sergipe, e gestora do Cine Walmir Almeida; Simone Zuccolotto, diretora, roteirista e integrante da comissão de seleção do Oscar 2026; e Sérgio Onofre, coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema.

Durante a conversa, os convidados trouxeram experiências e apontamentos que expõem a urgência de se reconhecer os festivais de cinema como parte essencial da cadeia produtiva do audiovisual no país. Sérgio Onofre chamou atenção para o fato de que, apesar de sua importância para a circulação de curtas-metragens e para o contato direto entre obras e público, os festivais seguem à margem das políticas estruturantes.

"É nos festivais que os filmes circulam, o curta-metragem só tem festival para circular. E mesmo os longas-metragens, antes do lançamento comercial, são testados com o público aqui. Apesar disso, seguimos sem uma política pública sistemática. A cada ano temos que começar do zero, como se os anos anteriores não tivessem existido", afirmou.

Ao refletir sobre os caminhos para financiamento e permanência dos eventos, Sérgio reforçou que o setor precisa se reconhecer como parte de uma cadeia integrada. "Há uma resistência no próprio setor em dividir os recursos existentes. Precisamos entender que o festival não é mais uma boca no bolo, é um elo que sustenta a base da produção e exibição no país", avaliou.

A partir de uma perspectiva mais ampla, Josiane Osório reforçou a ausência de um marco legal específico para o setor e propôs uma visão integrada sobre o impacto dos festivais, que vai além da programação e alcança economia criativa, identidade cultural e formação de público.

"Os festivais movimentam comércio, turismo, produção gráfica, serviços de comunicação e provocam ressignificações simbólicas e artísticas. É preciso entender o festival como espaço de fruição coletiva, mas também de experimentação, de acesso e de construção de políticas públicas duradouras", afirmou.

Josiane também destacou a importância de aproximar o audiovisual das novas gerações, reforçando o papel dos festivais como porta de entrada para a experiência coletiva do cinema. "A gente está falando da infância, da formação. Como estreitar esse olhar que sai da tela pequena e chega à grande tela? Muitos filmes são produzidos e poucos chegam às salas. O festival é essa ponte que aproxima criadores e plateias", completou.

A programação do Fórum dos Festivais continua nesta sexta-feira (14), também no Cine Penedo, com o debate "A importância do Setor de Mostras e Festivais para o Ecossistema Audiovisual: Uma Abordagem Sobre Políticas Públicas", novamente sob mediação de Josiane Osório.

Sobre o Circuito

A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.


Fonte: Circuito Penedo de Cinema

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]