Depois do carnaval, todo dia é quarta-feira de cinzas. Dia 30 de outubro a banda arapiraquense Casa da Mata lançou o EP Carnaval, que traz o contraponto entre a efervescência do festejo momesco e a intensa nostalgia de quando ele acaba.
Um dos grupos mais consolidados de rock autoral do estado, conhecido pela sonoridade calcada nos anos 1970 com riffs pesados, folks e baladas, produziu o repertório deste trabalho em um final de semana de novembro na remota praia de Miaí de Cima, em Coruripe, litoral de Alagoas, na casa do novo guitarrista Nikolas França.
A imersão resultou em oito músicas, e quatro delas foram registradas no EP: A faixa-título, "Coisas Que Já Se Apagaram", "O Bote" e "Filho do Dragão".
Ouça aqui: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3qJIzCkwbrSCdcsc1KtWXA
A canção "Carnaval", com letra de Ayrton Bispo (bateria) e melodia de Alan Lins (guitarra e voz), sintetiza a atmosfera da obra, trazendo a melancolia que fica após o maior festejo do Brasil, que também é uma metáfora para encerramentos de ciclos.
Já "Coisas Que Já Se Apagaram" e "O Bote", ambas também de Alan, são as baladas do EP. Enquanto a primeira lamenta a despedida de um ser amado, mas que deixou rastros, a segunda narra, de maneira sensual, a intensidade dos primeiros encontros.
Encerrando a obra, "Filho do Dragão", de autoria de Breno Airan (baixo e voz), é um samba-rock sombrio sobre o Conde Drácula. A música, que tem pitadas de Mutantes, acontece em dois atos — o primeiro com um certo envolvimento, encantamento, enlace e, depois, com o arremate do vampiro, se revelando de vez numa crescente apoteótica.
Segundo Breno, Carnaval representa uma mudança significativa no grupo: "A banda apresentou versatilidade mirando em diversas camadas nessas 4 faixas — que, em grande medida, mostram a mudança na sonoridade do quarteto com a natural entrada de Niko (fã e agora integrante) pela porta da frente da CASA."
A capa é do designer Victor Hugo Brito, parceiro de longa data que também assinou a arte do debut homônimo deles, em 2017, com a clássica fechadura.
Todo o processo de produção do EP foi registrado no minidocumentário "Ontem Foi o Começo de Tudo", dirigido por Vinícius Carvalho. Dividido em três atos - Praia, estúdio e show de aniversário de 10 anos da banda -, o filme resgata todo o processo criativo da montagem do set do EP e da escolha das músicas. Assista aqui.
Carnaval foi captado, mixado e masterizado por Júnior Evangelista e gravado no Guga Monteiro Studio, em Arapiraca, nos dias 1, 2 e 8 de fevereiro de 2025.
*
CASA DA MATA é:
Alan Lins (guitarra, violão e vocal)
Ayrton Bispo (bateria)
Breno Airan (baixo, violão e vocal)
Nikolas França (guitarra)
Participação especial:
Júnior Evangelista (teclado e efeitos)
Produção: CASA DA MATA
Captação: Júnior Evangelista, no Guga Monteiro Studio, nos dias 1, 2 e 8 de fevereiro de 2025
Mixagem: Júnior Evangelista
Masterização: Júnior Evangelista
Capa: Victor Hugo Brito
Lançamento: 30/10/2025
Fonte: Assessoria