28 de abril de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vendas do Tesouro Direto batem recorde histórico em março
28/04/2026 às 08h00

Cultura

Cultura nerd: estudantes da rede estadual criam história em quadrinhos autoral sobre inclusão

Grupo recebeu 10 mil reais de edital do PNAB e deve concluir a obra em até 6 meses

Ascom Seduc

O projeto “Liga da Inclusão - Histórias em Quadrinhos”, desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, foi selecionado pelo Edital nº 15/2026, voltado ao segmento Cultura Nerd, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o grupo recebeu R$ 10 mil e estabeleceu o prazo de seis meses para a conclusão da obra.

Com foco no protagonismo estudantil, o projeto consiste na criação, produção e difusão de uma HQ autoral de caráter educativo. A narrativa aborda, principalmente, a inclusão, a diversidade e os direitos das pessoas com deficiência, transformando temas sociais em roteiros criativos.

A obra é inspirada em experiências pedagógicas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola, pelo qual estudantes da Educação Especial e outros alunos criaram personagens baseados em suas próprias vivências. O objetivo é dar visibilidade a esse ponto de vista artístico, incentivando os jovens a se tornarem criadores de heróis e transformando a rotina em histórias poderosas.

 

De acordo com o professor Anderson Gomes, responsável pelo projeto e docente da Educação Especial e da disciplina de Arte na escola, a HQ vai contar com uma narrativa mais acessível. “Ela vai trazer vivências que dialogam com os mais diversos públicos, especialmente com crianças, jovens e educadores que experienciam isso no dia a dia”, disse. 

O projeto contempla todas as etapas: pré-produção, produção, pós-produção, acessibilidade cultural e circulação, alinhando-se aos princípios da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) ao valorizar a cultura como direito, promover inclusão social e democratizar o acesso aos bens culturais para todos. 

Protagonismo e super-heróis 

A obra ganha vida na Sala de Recursos da escola, um espaço de acolhimento onde os alunos se reúnem para criar. Entre os talentos por trás da HQ está Yarlany Moura, de 16 anos. Convidada pelo professor Anderson Gomes para o projeto, ela destaca que o dia a dia da iniciativa envolve reuniões constantes para aprimorar ideias e compartilhar criações.

Uma dessas criações é a Lúmina, personagem idealizada por Yarlany. "Ela é uma super-heroína com deficiência visual. Sua habilidade especial é perceber o mundo por meio de vibrações, energia e emoções, o que possibilita que ela sinta quando alguém está em perigo ou mentindo", explica a estudante.

 

Para Yarlany, representar a rede estadual em um projeto de impacto social é motivo de orgulho. "Mostra que a escola pública é mais do que capaz de produzir projetos criativos e relevantes. Tratar do tema da pessoa com deficiência ajuda a conscientizar, incluir e dar visibilidade", afirma. Sobre o financiamento do edital, ela celebra o reconhecimento. "Eu me senti muito feliz ao ver que o projeto recebeu o devido investimento. Saber que isso possibilitará que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo é muito gratificante", disse.


Fonte: Ascom Seduc

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]