Dólar com. 5.2104
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
21/05/2018 às 21h20

Economia

Nota Fiscal de Serviços pode ser emitida pela Internet

Emitir Nota Fiscal de Serviços em Maceió não é complicado e nem é preciso sair de casa. De qualquer computador ou do celular, os prestadores de serviço de Maceió conseguem emitir nota fiscal avulsa de forma simples e prática, acessando http://maceio.ginfes.com.br/ e clicando na opção Nota Fiscal Avulsa, no final da página. Quem não tem cadastro, deve clicar em “Crie aqui seu acesso” e seguir as orientações de procedimento.

De acordo com Gilberto Meister, coordenador de Atendimento da Secretaria Municipal de Economia (Semec), após o preenchimento das informações da nota fiscal requerida  no sistema é gerada uma guia de pagamento, que é liberada em até 48 horas após o pagamento.

“É prático. Com o CNPJ da empresa que você presta o serviço, praticamente, metade do formulário já é preenchido, detalhando o serviço efetuado e gera-se a guia. Esta guia gerada é a guia de recolhimento do imposto, o ISS. Estamos sempre trabalhando para modernizar os sistemas e facilitar a vida do maceioense, utilizando a inovação e tecnologia como ferramentas. Antes, as pessoas tinham que se deslocar até a sede da Secretaria, no Centro. Agora de qualquer lugar pode ter o serviço que precisa, simplesmente com a conexão de internet”, destacou Meister.

É importante esclarecer que para a Prefeitura existem dois tipos de emissão de nota fiscal: a Nota Fiscal Avulsa (NFA), utilizada por contribuintes autônomos não cadastrados no sistema da Prefeitura e contribuintes de fora do município, e a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), utilizada pelas pessoas jurídicas, prestadoras de serviço cadastradas na Prefeitura, que pagam uma taxa anualmente e emitem notas, com frequência.

Para emitir a NFS-e, é preciso antes fazer um cadastro na Prefeitura, também por meio do portal Gissonline (http://portal.gissonline.com.br/), para gerar usuário e senha, e solicitar a AIDF (Autorização de Impressão de Documento Fiscal), emitida no próprio site. Com a autorização, basta acessar o site https://maceio.ginfes.com.br/, clicar na opção Acesso Exclusivo Prestador (em Esqueci a Senha) e entrar no sistema. Em seguida, deve-se preencher os dados do tomador (para quem o serviço foi prestado) como Inscrição Municipal, CNPJ ou Razão Social e contato, além de código da atividade, descrição e o valor cobrado do serviço prestado. Após o procedimento, a nota fiscal eletrônica estará disponível de imediato. No caso de contribuintes autônomos, que também têm o cadastro para NFS-e, precisam encaminhar um e-mail para [email protected], solicitando login e senha e um documento de identificação com foto e depois seguir o passo-a-passo já explicado acima.

Nota Fiscal para o MEI

Já para Nota Fiscal de Serviços de Microempreendedores Individuais (MEI) também é preciso o envio de um e-mail ao [email protected] solicitando a liberação para emissão de nota e anexando a Declaração de MEI e um documento de identificação pessoal com foto.

Após esta etapa, basta acessar a mesma plataforma da Gissonline (http://maceio.ginfes.com.br/), clicar no ícone Acesso Exclusivo Prestador, informar o CNPJ e senha e fazer o login. Na área Serviços Prestados, escolha a competência da nota, que se refere ao mês e ano da execução do serviço, descrevendo o trabalho desenvolvido, preencha o valor do serviço prestado e clique em “Emitir”.

“Além, da emissão de nota fiscal avulsa, 80% dos serviços prestados na sede da Semec também estão disponíveis on-line como consulta de processos, solicitação de relatórios de pendência cadastral, emissão de notas fiscais e guias de pagamento, requerimentos, certidões e fichas cadastrais (BCI e CIC), parcelamento e demais serviços relacionados ao ISS e IPTU”, complementou Meister.

A Secretaria Municipal de Economia disponibiliza seus serviços na sede, localizada à Rua Pedro Monteiro, nº47 – Centro, e nos postos de atendimento nas Centrais Já do Shopping Pátio, Maceió Shopping e Shopping Farol, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h (na sede) e das 8h às 17h (nas Centrais Já). Mais informações podem ser obtidas no site www.maceio.al.gov.br.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]