Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/07/2018 às 06h59

Economia

Consumidores buscam comprar à vista para evitar endividamento

O cartão de crédito ainda é o instrumento mais utilizado pelos consumidores maceioenses nas compras a prazo

Os consumidores maceioenses estão optando em fazer as compras à vista com o intuito de evitar se endividar. Com isso, pelo terceiro mês consecutivo o total de endividados diminuiu em tamanho na capital. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pelo Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 62,4% da população economicamente ativa pertence ao grupo de endividados e 37,6% da PEA de Maceió não possui nenhum tipo de dívida financeira.

Os 62,4% endividados representam 186 mil maceioenses. Entre os meses de maio e junho, a variação negativa (saída líquida de consumidores desta situação) foi de 1,54%. Dentre os 62,4% endividados, 29,3% estão pagando suas contas com atraso, o que equivale a 87 mil consumidores.

Para o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, mais importante do que saber o nível de endividados, é analisar a situação dos inadimplentes. “Dentre o total dos que possuem dívidas, já citado, 17,8% estão em situação de inadimplência, ou seja, 53 mil indivíduos. Estes também variaram negativamente, em valor bastante significativo, 6,53%”, explicou.

O cartão de crédito funciona como facilitador para o endividamento. De acordo com a pesquisa, somente em junho foi responsável por 84,5% das transações financeiras que tornaram os consumidores endividados, aumento de 4,6% entre maio e junho. Outros menos expressivos, mas que também endividam os consumidores são: carnê de loja, 8% (queda de 0,2% entre maio e junho) e o financiamento de casa surgem numa boa crescente, 7,4% (crescimento de 0,4% em relação ao mês anterior).

Daqueles que estão com dificuldade de pagamento (29,3%), quase a metade deles (46,9%) informou que algum outro membro que mora em sua residência passa pela mesma situação. “Contudo, para 52,9% outros membros familiares estão cumprindo rigorosamente com o pagamento de suas contas”, afirmou o economista.

Já para os inadimplentes, sua condição de pagamento integral é muito baixa, ainda que tenha se elevado quando comparado em termos do mês imediatamente anterior. Apenas 6,1% dos inadimplentes informaram que em julho não estarão mais nessa situação (aumento da capacidade de pagamento de 1,1% em relação a maio); 22,8% pagarão parcialmente, mas permanecerão inadimplentes e 60,9% continuarão na mesma situação.

O tempo de pagamento das contas em atraso permanece subindo. Em maio, foi de 75 dias, na média em junho, o valor subiu mais três dias, para 78 dias em média. O dado demonstra que os consumidores estão evitando dívidas. “A redução do endividamento, dos atrasados e dos inadimplentes foi alta, mas aqueles que ainda estão com dívidas estão tendo certa dificuldade de pagamento”, observou Felippe.

O tempo de comprometimento com as dívidas, que se refere a todos os endividados, subiu mais um mês em média. “Se os consumidores passavam 5,1 meses para pagar uma dívida, agora passam 6,1 meses. Já a parcela da renda comprometida com dívida também aumentou. Se em maio os consumidores comprometiam, na média, 21% da sua renda, em junho, estão comprometendo 24%”, analisou o assessor econômico da Fecomércio.

A pesquisa foi realizada nos últimos dez dias de maio na capital alagoana. Foram entrevistados 500 consumidores em diversos pontos de comércio de Maceió. A pesquisa completa está disponível no endereço www.fecomercio-al.com.br.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]