Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
08/10/2018 às 22h00

Economia

Dia das Crianças: dicas da Serasa Experian para lojistas e consumidores

Considerada a terceira data comercial mais importante do País em termos de movimento, o Dia das Crianças se aproxima e muitas pessoas buscam a internet para suas compras. Mas, levando em conta que mapeamento da internet brasileira feito pela BigData Corp a pedido da Serasa Experian, no meio do ano, indicou que 40,10% dos sites do Brasil não estão seguros, o que representa um total de 7,2 milhões de endereços, é preciso muito cuidado para se comprar por meio de lojas virtuais, adverte Murilo Couto, Gerente Sênior de Certificação Digital da Serasa Experian.

Segundo ele, estes sites não possuem o certificado de segurança (SSL – Secure Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados trafegados, o que evita o roubo de dados durante a transação. “É natural que haja uma boa expectativa em torno do Dia das Crianças, mas ainda existe boa parte de internautas que evita as compras virtuais por medo de fraude”, comenta. Segundo ele, para tornar o ambiente mais seguro criou-se a tecnologia do Certificado Digital de Servidor SSL, que garante aos visitantes, usuários e clientes do site a troca segura de informações, sem os riscos dos dados trafegados serem interceptados ou alterados. Com ele, tanto o lojista, quanto o consumidor, evitam dores de cabeça e riscos de fraudes.

Dicas Serasa Experian para Lojistas:

- Além de possuir uma loja virtual atrativa visualmente, é importante que se ofereça todas as garantias para que o consumidor se sinta seguro para colocar seus dados e efetivar a compra.

– Seu site possui certificado de segurança? Para verificar, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https);

– A responsabilidade por guardar esses dados de forma sigilosa é sua e você tem a obrigação de investir em um Certificado Digital de Servidor SSL.

– O seu cliente pode fazer cadastros de forma segura em seu site? Uma falha nesse sentido pode representar indicações ruins em sites de reputação, reclamações e direitos do consumidor;

– Recomende aos seus consumidores usarem senhas fortes e que jamais passem esses dados de login e senha para outras pessoas;

– O email marketing é uma boa forma de atrair consumidores para sua loja virtual. Procure oferecer informações verídicas sobre produtos e promoções, isso aumenta sua credibilidade;

– Mantenha informações precisas sobre preço, condições, valor de frete e tempo para entrega;

– A rapidez de sua loja no quesito busca precisa ser bem eficiente. O consumidor não gosta de perder tempo ou ter informações imprecisas.

Dicas Serasa Experian para os Consumidores:

- Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado. E-mails com promoções e vantagens muito especiais merecem total atenção. É comum cibercriminosos usarem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir os dados do seu computador.

-  A prática de phishing é muito usada por golpistas. Nela, criminosos copiam informações trocadas em uma transação (nome, endereço, CPF, entre outros) e usam os dados para cometer fraudes de identidade, quando dados de um consumidor são usados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos.

- Se você não conhece a loja virtual em que pretende comprar, pesquise em sites dedicados à avaliação de lojas virtuais, como Reclame Aqui e e-Bit. Avaliar a reputação de uma loja é uma providência essencial.

- Para verificar se o site é seguro, veja se ele está protegido por um Certificado Digital SSL, que identifica os servidores e protege as informações em tráfego entre o seu computador e o da loja. Observe alguns sinais: veja se no browser há um cadeado fechado. Se sim, clique em cima e veja se o Certificado Digital SSL emitido está em nome da loja na qual você está comprando. Essa conferência pode ser feita no Selo de Segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar o site, no endereçamento, verifique se o HTTP tem um S, ou seja, HTTPS. Essas providências garantem um ambiente seguro.


Fonte: Eastside23 Comunicação Corporativa

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]