Dólar com. 5.2684
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setur divulga lista de municípios validados no Mapa do Turismo Brasileiro
18/10/2018 às 19h30

Economia

Acordo para vender a Ceal depende de União quitar débitos

Renan Filho conversou, nesta quinta-feira, com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco

O governador de Alagoas, Renan Filho - José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

O governador de Alagoas, Renan Filho, disse hoje (18) que um acordo para a privatização da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) depende do ressarcimento de débitos da União com o estado. A Ceal, que pertencia ao estado e foi federalizada e assumida pela Eletrobras em 1998, está entre as distribuidoras que a empresa quer vender. Entretanto, a pedido do governo de Alagoas, uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),Ricardo Lewandowski suspendeu a privatização da Ceal.

Renan Filho conversou, nesta quinta-feira, com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, sobre um possível acordo para resolver a disputa judicial. Segundo o governador, a União deveria ter pago R$ 150 milhões ao estado de Alagoas em valores de 1998. Renan Filho disse ainda que a disputa não é contra a venda da empresa.

"Não é contra a privatização, é uma ação contra o não recebimento do valor da empresa quando ela foi federalizada, porque ela era estadual. Pedimos uma liminar para não venderem antes de pagar. Se eles venderem um patrimônio nosso e não pagarem a gente, como é que eles vão pagar depois?", questionou.

O governador manifestou disposição de negociar um acordo com o governo federal, no qual o débito serviria para abater parte da dívida de Alagoas com a União. "Ninguém é mais disposto a negociar do que eu. Sempre fui. Nós devemos à União e não queremos receber em dinheiro, mas, sim, abater a dívida. A gente deve à União bastante.”

Segundo o governador, diante do impasse, é preciso aguardar a decisão do STF. "Quando judicializa, é porque chegamos a um ponto em que havia necessidade do arbitramento exercido pelo Poder Judiciário", afirmou Renan Filho. Ele acrescentou que, proporcionalmente, Alagoas é o estado mais endividado do país, apesar de seu governo ter sido "o que mais reduziu o endividamento na história recente do estado", afirmou.

O contrato de designação da Eletrobras como operadora temporária da Ceal termina em 31 dezembro. Ao decidir pela privatização das distribuidoras, a assembleia de acionistas da Eletrobras resolveu que as distribuidoras que não forem vendidas até o fim do ano devem ser liquidadas.

Questionado se o impedimento da venda da distribuidora poderia acarretar problemas no fornecimento de energia, Renan Filho disse que a questão tem que ser resolvida pelo governo. “O governo federal vai ter que dar um jeito de oferecer, de fornecer energia a todos os estados que têm companhias federalizadas. Então, não estou com essa responsabilidade de dizer o que vai ocorrer.”



Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]