Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
15/05/2019 às 18h30

Economia

Junta Comercial promove acompanhamento diário das pesquisas de viabilidade empresarial

Consulta prévia, feita através do Portal Facilita Alagoas, é passo inicial para registro de negócios no estado

O primeiro passo para se abrir um negócio em Alagoas é realizar a consulta prévia. Feita de forma online, a consulta é uma pesquisa de viabilidade para saber se o negócio pode utilizar o nome desejado e exercer a atividade pretendida em local determinado. Esse primeiro passo é feito através do Portal Facilita Alagoas – interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado – e a pesquisa pode ser feita para qualquer um dos 102 municípios alagoanos.

A consulta prévia é estabelecida dentro do prazo de até 48h, onde a Prefeitura deve comunicar sobre a aprovação do local para exercício da atividade e a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), sobre a disponibilidade do nome empresarial. Como entidade responsável pela administração da Redesim no estado, a Juceal promove o acompanhamento diário das pesquisas para que sejam respondidas dentro do período determinado.

"A consulta prévia não representa o registro, ela funciona apenas como uma intenção. Mas, é nessa intenção de abrir uma empresa, que temos que responder com agilidade e segurança. Com isso, o Estado e a Prefeitura valorizam o empresário que quer investir, que quer registrar o negócio e gerar empregos. Não há grande empresa que queira ter o seu registro em Alagoas, que não passe pela consulta prévia", ressalta o presidente da Juceal, Carlos Araújo.

Alagoas foi o primeiro estado do país a integrar todas as cidades à Redesim, resultando na emissão de alvarás e licenças municipais de forma online, além da efetivação das consultas prévias. Com o trabalho de monitoramento feito pela Juceal, a média do prazo para resposta quanto às pesquisas no estado atingiu o patamar de 32h04 nos primeiros quatro meses de 2019, com destaque para Maceió, que apresentou 54% das consultas totais e contou com média de 28h09.

O gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, explica que a implantação do monitoramento partiu do intuito de conscientização sobre a necessidade de uma resposta ágil, sendo uma ação pioneira e retratada para outros estados.

"Diariamente emitimos um relatório que nos mostra quantas consultas existem pendentes. Dessa forma nós verificamos quais delas estão próximas do prazo limite de 48 horas e entramos em contatos com os municípios para verificar se existe algum erro no sistema ou para entender o motivo que está levando uma demora nessa análise. É uma ação que trouxe um ótimo resultado e vem funcionando perfeitamente, além de fortalecer e aproximar cada vez mais a Junta Comercial dos parceiros envolvidos na Redesim", destaca.

Somente de janeiro a abril deste ano foram analisadas 12.752 consultas prévias. A pesquisa é obrigatória para qualquer processo de abertura empresarial ou alteração de endereço. Para os microempreendedores individuais (MEIs), a consulta não é obrigatória, uma vez que o registro desse tipo de negócio não passa pelo Portal Facilita Alagoas, porém sendo indicada para que, posteriormente, não haja problemas no licenciamento do negócio.


Fonte: Juceal Ascom

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]