Dólar com. 5.164
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/07/2019 às 16h15

Economia

Confiança do empresário do Comércio reduz 5,4%

Desemprego e consequente redução do consumo influenciaram no desempenho do indicador em junho, segundo mês consecutivo de queda

Pei Fon/ Secom Maceió

A pesquisa de Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indica que pelo segundo mês consecutivo houve queda de 5,4% neste indicador.

O assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Felippe Rocha, diz que ao se analisar os primeiros meses do ano e o desempenho da atividade do Comércio avaliado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, pode-se compreender parte desta queda. “O índice aponta redução de 2,7% no volume de vendas, nos primeiros cinco meses do ano; fato que se repete em junho, com alta de 1,7% na receita das vendas em decorrência da inflação”, observa.

Ainda avaliando o contexto geral, o economista ressalta que a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), também do IBGE, levanta dados ainda mais preocupantes, como a redução de 3,5% na receita nominal e de 4,7% no volume de serviços contratados por alagoanos. Some-se a isso o fato de que dados de janeiro a maio deste ano demonstram que, em Maceió, houve perda de 745 postos de trabalho. “Justamente pela falta de consumo no Comércio e nos Serviços, esses fatos acabam desanimando o empresário do setor”, pondera Felippe.

CONFIANÇA

O levantamento do Instituto Fecomércio AL sinaliza que, na variação mensal, a confiança dos empresários do setor caiu 5,4% em junho quando comparado a maio. Mas na análise anual, os empresários do setor estão 4,3% mais confiantes do que em junho de 2018.

Na análise sobre as condições atuais, os empresários do Comércio reduziram 10,7% a confiança em relação à melhora da economia, refletindo as incertezas na condução econômica do atual governo. “Em termos de expectativas até o final do ano, o pensamento é de continuidade da depressão econômica. Há queda de 4,1% sobre a

melhora da economia brasileira, que acumula a vigésima revisão de crescimento, agora em 0,8%”, saliente Felippe.

Neste contexto, pode-se afirmar que há uma descrença dos empresários do setor em relação ao subindicador de melhora do Comércio até o final do ano, o qual registrou redução de 4% em relação a maio. Em termos de investimentos, no geral, há queda de 4,5%. Redução também na previsão de contratação novos funcionários, que caiu 8,8% na variação mensal.

O relatório completo pode ser encontrado no site do Instituto Fecomércio AL.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]