A reunião ordinária do Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (Compram) recebeu nesta terça-feira (13), na sede da Prefeitura de Maceió, a empresa concessionária do Centro de Treinamento de Resíduos (CTR), a V2 Ambiental, que integra o Grupo Estre.
O convite partiu da coordenação-geral do Conselho, que considerou oportuno que a concessionária explicasse aos conselheiros o funcionamento do equipamento e as medidas tomadas para evitar acidentes ambientais no tratamento do chorume.
“Pedimos esta apresentação para que a empresa discorra sobre as providências tomadas diante dos questionamentos dos últimos dias. Fizemos nosso papel de fiscalizador, mas é importante que o conhecimento chegue até os conselheiros”, ressalta a titular da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió (Sedet) e coordenadora-geral do Compram, Rosa Tenório.
Durante duas horas, técnicos do grupo ambiental apresentaram informações sobre o funcionamento e monitoramento do CTR e o tratamento dado ao chorume, a exemplo da filtragem, transporte dos efluentes e licenças operacionais, além da relação com a comunidade circunvizinha e o protagonismo da capital alagoana na criação do CTR.
“Maceió saiu na vanguarda. O aterro sanitário ficou pronto antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos e hoje é um exemplo de empreendimento”, disse Daniel Sanchez, gerente da Estre Ambiental.
Na oportunidade, a V2 ambiental reforçou que o CTR trabalha com todos os licenciamentos e descartou riscos ambientais, ressaltando que a empresa suspendeu os contratos com a empresa flagrada descartando chorume incorretamente, instalou sindicância e investiu na contratação de uma nova empresa, e mudou o destino final do transporte de chorume.
Operado pela empresa V2 Ambiental, do Grupo Estre, o CTR é um equipamento que funciona na modalidade de concessão pública, sendo de responsabilidade da Prefeitura de Maceió a fiscalização ambiental e o licenciamento.
A reunião também contou com o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, e representantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra), de Governo (SMG) e de Saúde (SMG), além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
Fonte: Ascom Sedet