Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
14/10/2019 às 15h06

Economia

Proximidade da Expoagro/AL estimula setor

Divulgação

O setor agropecuário do estado já sente os estímulos na economia provocados pela proximidade da Exposição Agropecuária e de Derivados de Alagoas (Expoagro/AL), que acontece entre 25 de outubro e 3 de novembro, no Parque da Pecuária. Até o momento, puxado pela proximidade da exposição e a busca de animais para reposição, o setor já faturou R$ 3,2 milhões com leilões voltados para as raças nelore e quarto de milha.

Além de criadores da pecuária de corte e de leite, o evento mobiliza  estudantes, instituições e empresas que vão em busca de negócios e conhecimento técnico. Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, a expectativa é que sejam movimentados R$ 9 milhões com a venda de animais e negócios.

"A intenção de consumo para esse ano é maior devido a fatores de desempenho de produtividade nas fazendas e economia. Além disso, temos em Alagoas uma das vitrines mais sólidas do agronegócio do Norte Nordeste, sendo a maior praça de comercialização da região. O fator qualidade genética  estimula o criador a ir às compras e aumenta a confiança do mercado",  frisou Silva.

Estimulados pela Expoagro/AL, os setores de reprodução animal, veterinária, melhoramento genético, assistência técnica, pesquisa e consultorias também entram no hall de atividades impactadas pela exposição. Na ovinocultura, a Expoagro tem estimulado a produção interna com espaço de competições e leilões. De acordo com o criador Fernando Chaves, que vai participar da exposição com 35 animais dorper e white dorper,  a Expoagro/AL tem a melhor janela comerical do segundo semestre.

"A  chegada da Expoagro gera sempre muita expectativa  de criadores de fora interessados pelo que vai ser trazido pelo evento. A procura aumenta e  a efetivação desse consumo  se concretiza já nos primeiros dias de exposição", informou Chves.

De Sergipe, o criador Gustavo Barreto escolheu a  exposição alagoana  para difundir o trabalho com a raça Santa Gertrudis. Há três anos ele participa da Expoagro  e contabiliza  resultados positivos  no escoamento animal. 

 "Pela tradição e credibilidade, é um evento que mexe com todo setor. É notável o aquecimento da economia regional devido a esse grande encontro da pecuária nordestina realizado em Alagoas",  conta.

Cerca de 100 mil pessoas e 1200 animais devem passar pela exposição alagoana que vai exibir rebanhos ovinos, bovinos e equinos.  Nessa edição, curso, julgamentos, exposição de animais e o Campeonato Nacional de Ovinos Dorper devem atrair criadores de estados como São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí.


Fonte: BCCOM Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]