Dólar com. 5.1531
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
06/12/2019 às 08h00

Economia

Empresas de qualquer tipo podem ser abertas de forma totalmente online em AL

Processos de naturezas jurídicas de registro da Junta Comercial têm andamento completo pelo Portal Facilita Alagoas

Divulgação

O empresário que deseja abrir um negócio em Alagoas pode promover o seu registro desse empreendimento de qualquer lugar e a qualquer hora de forma totalmente online. Todo esse procedimento é feito por meio do Portal Facilita Alagoas, ferramenta administrada pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) que funciona como interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

O registro empresarial com fluxo totalmente digital é disponibilizado para todas as naturezas jurídicas de análise da Junta Comercial, passando desde a consulta prévia – pesquisa de viabilidade para saber se o nome e a localidade podem ser utilizados -, ao preenchimento das informações e à anexação dos documentos, até o protocolo do processo, que é feito por meio do portal utilizando o certificado digital para assinatura da documentação.

Esse tipo de andamento dado ao processo, seja para abertura, alteração ou baixa empresarial, foi disponibilizado em 2015, inicialmente para empresários individuais, porém hoje a funcionalidade inclui sociedade limitada, empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli), cooperativas, sociedades anônimas, entre outras.

Mais outra adição ao portal foi a inclusão da possibilidade de utilização da assinatura digital e, assim, do protocolo online para os processos dos considerados eventos exclusivos - aqueles que não interferem nas entidades integradas à Redesim.

"Estamos trabalhando para que a entrada online seja o único caminho do processo pela Juceal, com previsão de colocar isso já em prática no próximo ano. O registro empresarial ágil e eficiente é uma realidade em Alagoas e, com esse tipo de procedimento, o andamento fica ainda mais simples, poupa tempo e pode ser feito de qualquer lugar. Existe ainda uma necessidade de adaptação maior dos clientes, mas sabemos que essa mudança só irá beneficiar a abertura de empresas no estado", frisa o presidente da Juceal, Carlos Araújo.

O protocolo é a única etapa do fluxo processual que tem a possibilidade de ser feita presencialmente, na qual a Junta Comercial dispõe de mais de 30 unidades de atendimento espalhadas pelo estado. Na escolha pela entrada online, deve ser utilizado o certificado digital de tipo e-CPF pelo empresário ou pelos membros do quadro societário, podendo ser dos modelos A1 (arquivo) ou A3 (token ou cartão).

Dentro da Junta Comercial, o processo também caminha de forma online com prazo de até 48h para resposta ao empresário. A disponibilização do processo autenticado é feita no Portal Facilita Alagoas, no qual o cliente dá andamento aos processos de licenciamento do negócio.


Fonte: Ascom Juceal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]