Dólar com. 5,218
IBovespa 2,00
05 de agosto de 2020
min. 22º máx. 27º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Caixa manterá calendário de saque do FGTS mesmo após fim da MP 946
15/01/2020 às 16h00

Economia

Salas do Empreendedor dão suporte aos MEI para declarações

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem solicitar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O documento pode ser feito online no Portal do Empreendedor, o www.portaldoempreendedor.gov.br, ou em uma das Salas do Empreendedor da Prefeitura de Maceió, que funcionam no Shopping Popular, localizado no Centro, nas Centrais Já do Maceió Shopping ou do Shopping Pátio Maceió, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 31 de maio.

De acordo com Emerson Amâncio, coordenador das Salas do Empreendedor de Maceió, a emissão é simples e rápida.

“Nossas Salas do Empreendedor são ponto de apoio para os empresários e com os microempreendedores individuais não poderia ser diferente. Basta levar um documento com foto que conste o número do CPF e o CCMEI (certificado da Condição do Microempreendedor Individual), onde consta o número do CNPJ, na mesma hora ele sairá com a declaração. É um serviço gratuito, e como está sendo prestado nas nossas três salas, conseguimos dar suporte aos empresários das partes baixa e alta da cidade”, detalhou Emerson.

Para a declaração, é necessário fazer um relatório das receitas obtidas a cada mês, no qual os valores das notas fiscais emitidas devem constar. O modelo de relatório mensal de receitas pode ser encontrado no Portal do Empreendedor. Após o relatório, basta enviar online no portal ou ir em uma das Salas do Empreendedor.

Caso o MEI opte por enviar a DASN online, basta acessar o Portal do Empreendedor e clicar em JÁ SOU EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Em seguida, clica em SERVIÇOS e em FAÇA SUA DECLARAÇÃO ANUAL DE FATURAMENTO. Clica em ENVIAR DECLARAÇÃO, preenche os campos com o CNPJ da microempresa e os caracteres ao lado. Após preencher todas as informações, é só imprimir o comprovante.

Uma das obrigações do MEI é fazer a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional, sendo relativa ao ano anterior. Se por acaso, o Microemprendedor Individual atrasar a entrega do documento, deverá pagar multa de R$50 ou 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN.

“É importante que o MEI não deixe para fazer a declaração nos últimos dias. Assim ele evita filas e pode ser atendido com mais eficiência”, complementou Emerson.

As Salas do Empreendedor são pontos de apoio para os milhares de empreendedores locais, oferecendo orientação empresarial sobre abertura e formalização de micro e pequenos negócios, parcelamentos de débitos com o DAS, emissão de declarações e certidões, alterações cadastrais, entre outras.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]