Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
15/01/2020 às 16h00

Economia

Salas do Empreendedor dão suporte aos MEI para declarações

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem solicitar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O documento pode ser feito online no Portal do Empreendedor, o www.portaldoempreendedor.gov.br, ou em uma das Salas do Empreendedor da Prefeitura de Maceió, que funcionam no Shopping Popular, localizado no Centro, nas Centrais Já do Maceió Shopping ou do Shopping Pátio Maceió, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 31 de maio.

De acordo com Emerson Amâncio, coordenador das Salas do Empreendedor de Maceió, a emissão é simples e rápida.

“Nossas Salas do Empreendedor são ponto de apoio para os empresários e com os microempreendedores individuais não poderia ser diferente. Basta levar um documento com foto que conste o número do CPF e o CCMEI (certificado da Condição do Microempreendedor Individual), onde consta o número do CNPJ, na mesma hora ele sairá com a declaração. É um serviço gratuito, e como está sendo prestado nas nossas três salas, conseguimos dar suporte aos empresários das partes baixa e alta da cidade”, detalhou Emerson.

Para a declaração, é necessário fazer um relatório das receitas obtidas a cada mês, no qual os valores das notas fiscais emitidas devem constar. O modelo de relatório mensal de receitas pode ser encontrado no Portal do Empreendedor. Após o relatório, basta enviar online no portal ou ir em uma das Salas do Empreendedor.

Caso o MEI opte por enviar a DASN online, basta acessar o Portal do Empreendedor e clicar em JÁ SOU EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Em seguida, clica em SERVIÇOS e em FAÇA SUA DECLARAÇÃO ANUAL DE FATURAMENTO. Clica em ENVIAR DECLARAÇÃO, preenche os campos com o CNPJ da microempresa e os caracteres ao lado. Após preencher todas as informações, é só imprimir o comprovante.

Uma das obrigações do MEI é fazer a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional, sendo relativa ao ano anterior. Se por acaso, o Microemprendedor Individual atrasar a entrega do documento, deverá pagar multa de R$50 ou 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN.

“É importante que o MEI não deixe para fazer a declaração nos últimos dias. Assim ele evita filas e pode ser atendido com mais eficiência”, complementou Emerson.

As Salas do Empreendedor são pontos de apoio para os milhares de empreendedores locais, oferecendo orientação empresarial sobre abertura e formalização de micro e pequenos negócios, parcelamentos de débitos com o DAS, emissão de declarações e certidões, alterações cadastrais, entre outras.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]