Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/01/2020 às 16h41

Economia

Oportunidade para prospecção de negócios, Missão à China acontecerá de 11 a 23 de abril

Será a terceira edição realizada pela Fecomércio. Participantes visitarão a Canton Fair e o Mercado de Yiwu

Divulgação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), lançou nesta manhã (21), no Senac Poço, a terceira edição da Missão Empresarial à China. A iniciativa acontecerá de 11 a 23 de abril e vai reunir empresários de Alagoas e de Sergipe, levando-os a conhecer a 1ª fase do Canton Fair e o mercado de Yiwu. O objetivo é estimular a prospecção de negócios ao aproximar os participantes dos fornecedores, além de apresentar as tendências de mercado.

“Esse trabalho da Federação está sendo importante para fazer com que o nosso comércio se engaje nessa Missão para buscar produtos e lança-los em nosso mercado”, falou o presidente da Federação, Gilton Lima. Para ele, essa nova oferta de produtos certamente irá estimular as vendas e aquecer o setor.

Para que os interessados pudessem ter uma melhor compreensão acerca da importação, o consultor em Comércio Exterior da Fecomércio, Luizandre Barreto, falou sobre pontos básicos, mas essenciais nas transações, como a figura do Broker e a inspeção. O broker é a pessoa que está direto em contato com o fornecedor e negocia com o agente de carga, entre outras funções. “Não adianta querer trazer algo do mercado externo sem ter o broker. É uma figura que está para defender seus interesses; é como se fosse o seu representante lá”, ressaltou, acrescentando que o custo dessa contração não impacta no processo.

Esse e outros conceitos são trabalhados em uma consultoria específica sobre importação ofertada pela Federação para que o empresário que deseje importar tenha uma noção sobre o processo. “A China é um país uma cultura atípica no modo de se negociar, modo de se comprar e modo de se comportar; tudo totalmente diferente do nosso. Por isso é importante que o empresário tenha esse conhecimento básico”, observou. De acordo com o especialista, durante a Missão é fundamental que os participantes tenham foco no produto que deseja negociar, porque são milhares de fornecedores em diversos segmentos, requerendo do visitante a otimização do tempo para ter um resultado mais positivo.

O empresário Francisco Pedri, da IsoAço, integrou a primeira Missão à China (em abril de 2019) e já finalizou duas importações; experiência que foi compartilhada com os interessados em participar da próxima edição. Para ele, os chineses são bem objetivos na negociação, por isso é importante estar atento à necessidade de especificar bem as características técnicas do produto que se pretende importar. Outro fator é conhecer a parte tributária da empresa. “Isso é essencial para que você possa observar se sua empresa vai ter uma margem melhor ou menor, assim como é importante conhecer a tributação do produto”, aconselhou.

O evento reuniu empresários de diversos segmentos e os vereadores por Maceió, Chico Filho (Progressistas) e Ana Hora (PSD). Também participaram os presidentes do Sincadeal,

Valdomiro Feitosa; do Sincofarma AL, José Antonio Vieira; e do Sindilojas Penedo, Ana Luíza Freire.

Os interessados em saberem mais sobre o pacote da Missão Empresarial à China Fecomércio AL e sobre a consultoria em importação podem ligar para 3026-7200.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]