Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
21/02/2020 às 19h00

Economia

Aumento de tarifa energética é tema de audiência pública da ANEEL em Alagoas

Audiência será realizada no próximo dia 6, no Senac

O Conselho de Consumidores de Energia Distribuição Alagoas (CCEDAL) convida a sociedade para a audiência pública sobre a revisão tarifária de energia da Equatorial Energia Alagoas. A audiência acontecerá no próximo dia 6 de março, a partir das 15h, no auditório do Senac, em Maceió. Às 14h30 irão começar as inscrições para quem desejar falar como expositor.

O objetivo da audiência é debater o aumento de 12,02% na tarifa energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a distribuidora em Alagoas, que acontecerá em maio. Na ocasião terá a participação de diretores da ANEEL. A revisão tarifária está prevista desde que a Equatorial Energia assumiu a Eletrobras Alagoas em 2019, após vencer o processo licitatório na compra da empresa. A última revisão tarifária em Alagoas ocorreu em 2013.

Para o presidente do CCEDAL, Antônio Costa, representante da classe comercial no conselho, o CCEDAL é contra o aumento proposto de 12% para o estado de Alagoas. “Sabemos da necessidade da revisão tarifária e de realizar novos investimentos por parte da empresa, mas a proposta apresentada não condiz com a realidade do estado que é pobre.”, disse Costa.

O CCCEDAL é um órgão consultivo, regulado pela resolução nº 451, de 27 de setembro de 2011 da Agência Nacional de Energia Elétrica. Formado por classes representativas do poder público, comercial, industrial, residencial e rural, ainda podem integrar o CCEDAL, um representante titular e um suplente do Ministério Público ou do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON).

Revisão tarifária

É um dos mecanismos de definição do valor da energia paga pelo consumidor, sendo realizada a cada quatro anos, em média, de acordo com o contrato de concessão assinado entre as empresas e o poder concedente. Na revisão periódica são redefinidos o nível eficiente dos custos operacionais e a remuneração dos investimentos, a chamada Parcela B.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]