Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
07/08/2020 às 19h20

Economia

Portal de Serviços da Semec passa a integrar outros órgãos municipais

Assessoria

O portal de serviços da Secretaria Municipal de Maceió está de cara nova. A plataforma www.online.maceio.al.gov.br,  onde é possível emitir notas fiscais, certidões, consultar e solicitar processos, realizar parcelamentos de débitos e pagamentos, entre outros serviços, passou por uma mudança em seu layout.

O resultado foi a integração de serviços relacionados a outras pastas municipais como as secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial (SEDET), de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), e órgãos como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Procuradoria Geral do Município (PGM). A medida visa modernizar o atendimento e expandir ainda mais a acessibilidade dos serviços oferecidos à população de Maceió.

“O propósito dessa atualização é estabelecer uma comunicação direta com o cidadão. Nós da Semec entendemos que a modernização do atendimento e dos processos burocráticos é importante para que possamos levar nossos serviços ao maior número de pessoas possível, oferecendo a cada maceioense a autonomia e a facilidade necessárias para o cumprimento e atendimento das demandas que chegam ao município”, disse o auditor fiscal da Semec e um dos responsáveis pelo trabalho de atualização do portal, Gilberto Meister.

Ao acessar a plataforma, basta escolher a instituição que precisa de atendimento. Selecionando a unidade da SEMEC, por exemplo, o usuário terá à sua disposição os serviços online da secretaria, como o acesso a guias de pagamento, consultas a processos administrativos, emissão de notas fiscais, certidões e autenticação, o acesso direto ao Portal do Cidadão (para parcelamentos, consultas e muito mais), o acesso ao Portal do ITBI, entre outras funções. Na mesma página, logo abaixo aos Serviços Online, o contribuinte tem acesso às ferramentas de atendimento da Semec, podendo agora realizar agendamentos, chamadas de atendimento, denúncias e ter acesso direto  aos canais de contatos com secretaria.

Os serviços de agendamento e atendimento ao cidadão também foram expandidos para as secretarias e órgãos que foram incluídos nessa nova atualização (SEDET, SEMSCS, SMTT E PGM). Ele agenda e recebe um número de protocolo de atendimento para controle e acompanhamento.

De acordo com Gilberto Meister, a mudança surgiu devido à necessidade de aperfeiçoar as ferramentas de atendimento online disponibilizadas pela secretaria e também integrar outros òrgãos da Prefeitura de Maceió ao uso dessa plataforma.

“A Semec era a única secretaria que utilizava esse site então nós expandimos e realizamos todo um trabalho de desenvolvimento e planejamento estratégico para abraçar os serviços dessas outras pastas garantindo a autonomia de gestão de cada uma. Também unificamos ferramentas que farão os registros de ocorrências, denúncias e agendamentos. Não foi apenas uma questão de modernização do layout, mas também uma atualização na forma como os serviços municipais estão sendo disponibilizados eletronicamente e de como eles serão geridos. Cada secretaria terá sua própria senha para gestão e irá administrar suas páginas individualmente.’’ disse.

Tanto o agendamento quanto às chamadas de atendimento ainda não estão disponíveis. Essas funções só serão liberadas pela Semec a partir do retorno do atendimento presencial na secretaria que irá depender do avanço do município nas fases de controle preventivo da pandemia do novo coronavírus. A liberação dessas funções para as outras pastas ficará a cargo de cada secretaria e irá acontecer de acordo com o planejamento delas.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]