Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/05/2021 às 20h30

Economia

Junta Comercial lança processo de extinção empresarial de forma automática

Andamento para a baixa é feito por meio do Portal Facilita Alagoas, interface da Redesim no estado

Divulgação

O registro empresarial tem, cada vez mais, uma realidade totalmente digital em Alagoas. Dessa vez, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) implementou mais um serviço com o intuito de simplificar e agilizar os arquivamentos dentro do órgão alagoano de registro. A partir desta segunda-feira (03), os empresários podem baixar os negócios de forma automática por meio do Portal Facilita Alagoas.

Essa funcionalidade é possível graças à inclusão do distrato padrão, documento que especifica a extinção do negócio e que, agora, é gerado pelo próprio Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento empresarial no estado.

A criação do distrato pelo sistema está disponível, por enquanto, apenas para as naturezas jurídicas empresário individual, empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli) e sociedade limitada.

Para o presidente da Juceal, Carlos Araújo, o serviço representa o momento de evolução do registro empresarial, que possui cada vez menos etapas e com particularidades cada vez mais simples. A funcionalidade da baixa automática também dispõe da necessidade da entrada de forma online, podendo ser feita a qualquer hora no Portal Facilita Alagoas.

"A extinção empresarial também é um serviço da Junta Comercial, por isso devemos colocá-la à disposição da melhor forma possível. A busca pela eficiência sempre foi algo da Juceal e acredito que esse serviço da baixa automática vai melhorar tanto a satisfação do cliente, quanto a agilidade do processo. Com uma extinção veloz, sem grandes ônus para o empresário, aquele local também fica livre ainda mais rápido, podendo ser o lugar para a abertura de uma nova empresa", pontua.

O processo de baixa é iniciado com a formatação do Documento Básico de Entrada no sistema da Receita Federal, gerando um protocolo com início ALN. A partir de então, o andamento é feito totalmente por meio do Portal Facilita Alagoas.

Nele, após passar pela atualização de dados cadastrais, o cliente pode preencher a ficha de cadastro nacional (FCN) e dar sequência à inclusão do instrumento empresarial, que, agora, conta com a possibilidade de uso do distrato padrão gerado pelo portal.

Com a escolha pelo distrato padrão, assim como ocorre para o contrato padrão, a assinatura online só pode acontecer utilizando os certificados do empresário, dos membros que compõem o quadro societário ou de algum representante que possua procuração para isso.

Após o processo ser assinado e protocolado, a empresa é automaticamente fechada tanto na Junta Comercial quanto na Receita Federal, o que ocorre pela integração dos sistemas. Dessa forma, a Juceal analisa o processo posteriormente em um período de até 48h apenas a fim de observar se ele possui algum erro. Caso haja alguma imprecisão, o cliente possui um prazo de dez dias para consertar o processo.

O presidente da Juceal ressalta ainda que, por ser uma funcionalidade nova, necessitando de um entendimento e uma divulgação sobre os seus detalhes, pode haver certa dúvida por parte dos clientes e para isso os canais de comunicação da Junta Comercial estão abertos. Com o suporte telefônico suspenso, os contatos com o órgão devem ser feitos através dos endereços [email protected] e [email protected].

Além de ser o órgão alagoano de registro empresarial, a Juceal é o integrador estadual da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).


Fonte: Ascom Juceal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]