Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
18/06/2021 às 10h00

Economia

Alagoas melhora na avaliação de rating internacional pela Standard & Poor's (S&P)

Gestão financeira é considerada proativa para fortalecer contas fiscais e aumentar transparência e responsabilidade; perspectiva é de estabilidade

Destaque desta avaliação é a gestão financeira de Alagoas considerada proativa - Divulgação

O Estado de Alagoas melhorou sua avaliação de rating mantendo notas 'BB-' e 'brAA+' e saindo da perspectiva negativa para estável. A avaliação foi publicada nesta quinta-feira (16) pela Standard & Poor's (S&P), uma das maiores agências de rating internacional em escala global.

O grande destaque desta avaliação é a gestão financeira de Alagoas considerada proativa nos esforços para fortalecer as contas fiscais do Estado e aumentar a transparência e a responsabilidade, apoiando o desempenho financeiro, representado pelo recente acúmulo de reservas de caixa. Durante 2021-2023, esperam-se resultados operacionais sólidos e moderados déficits após capex (investimentos), totalmente financiados pelas robustas reservas de caixa do Estado.

O Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, enfatizou a satisfação em receber esse reconhecimento e destacou, entre outras medidas, a implementação de uma boa governança dos recursos financeiros durante a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 – momento de muita volatilidade do mercado financeiro.

“Essa reavaliação da agência é um reconhecimento de todo o esforço que o Estado fez durante a pandemia, tendo isso refletido na melhora dos nossos indicadores fiscais. Na gestão financeira de Alagoas – destacada pela Standard & Poor's – podemos enfatizar a melhora na governança das aplicações financeiras feitas através do Comitê de Investimento do Estado”, destacou Santoro.

As medidas para conter a propagação da pandemia da Covid-19 tiveram um impacto considerável no desempenho econômico de Alagoas. A perspectiva estável reflete a expectativa de que o Estado manterá um desempenho orçamentário adequado nos próximos 12 a 18 meses, bem como a carga da dívida diminuirá gradualmente e os níveis de caixa continuarão a cobrir confortavelmente o serviço da sua dívida.

Sistemática do rating

A Standard & Poor's Global Ratings utiliza informações confiáveis em suas análises de crédito, incluindo aquelas fornecidas pelo emissor. Para atribuição e monitoramento de seus ratings, analisa balanços financeiros auditados do Ano Fiscal, informações financeiras trimestrais, informações corporativas, prospectos e outros materiais oferecidos, informações históricas e projetadas recebidas durante as reuniões com a administração dos emissores, bem como os relatórios de análises dos aspectos econômico-financeiros (MD&A) e similares da entidade avaliada e/ou de sua matriz.

Além disso, faz uso das informações de domínio público, incluindo aquelas publicadas pelos reguladores de valores mobiliários, do setor bancário, de seguros e/ou outros reguladores, bolsas de valores, e outras fontes públicas, assim como de serviços de informações de mercado nacionais e internacionais.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]