Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/06/2021 às 10h00

Economia

Transferência de titularidade do IPTU deve ser feita pela internet; saiba como

Procedimento precisa ser solicitado à Secretaria Municipal de Economia

Os cidadãos que precisam mudar a titularidade do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de um imóvel devem ficar atentos à documentação específica para cada caso. A mudança de titular é necessária na compra de um imóvel, morte do proprietário, doação, integralização de capital, permuta, cisão de empresa e nos casos de separação. 

A transferência deve ser solicitada à Secretaria Municipal de Economia (Semec) pela internet via processo administrativo ou, para os casos de compra e venda de um imóvel, pelo Portal ITBI-e, onde será gerado o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Para abrir um processo administrativo é necessário enviar um requerimento, que pode ser baixado clicando aqui. O formulário deve ser preenchido corretamente e enviado à secretaria por e-mail ([email protected]) com a documentação em PDF anexada. 

Confira a documentação específica e o passo a passo para cada caso

Compra de um imóvel: A transferência é feita automaticamente após o pagamento do ITBIe o registro do imóvel. O ITBI deve ser solicitado na plataforma ITBI-e, no Portal do Cidadão, em ‘Imóveis’. A mudança de titular só será feita com o pagamento do valor total do imposto ou da última prestação, para os casos parcelados.

Falecimento do proprietário: O interessado deve abrir um processo por requerimento com o Boletim de Cadastro do Imóvel (BCI), a certidão negativa do IPTU, a certidão de óbito do proprietário e os documentos pessoais do cônjuge ou sucessor vinculado em anexo. Neste caso, será incluída a co-titularidade.

A alteração só será feita após um inventário que deve passar pela homologação de um juiz que vai decidir quem tem direito à propriedade, até mesmo nos casos de co-titularidade. O  inventário independe da Semec e caso ocorra a homologação os interessados devem solicitar ao Cartório a Certidão de Ônus Real e enviá-la à Semec com o Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis (ITCM) e a certidão de óbito anexados.

Doação: Inicialmente, o titular deve abrir um processo na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e pagar o Imposto sobre a Transferência por Doação (ITCD). Depois ele deve encaminhar ao Cartório a guia do ITCD paga junto à escritura de doação do imóvel e enviar toda a documentação à Semec via processo administrativo.

Integralização de capital, permuta, cisão de empresa: Neste caso, é necessário enviar o BCI, a Certidão de Ônus (da integralização, permuta ou cisão) registrada em Cartório e os documentos pessoais via processo. Para os casos de cisão de empresa é necessária a homologação de um juiz, que independe da Semec.

Separação (adjudicação): O contribuinte deve enviar por e-mail o BCI, a Certidão de Ônus e os documentos pessoais da parte requerente. Nesse caso, a mudança vai depender de uma decisão judicial que irá definir se a parte interessada na titularidade deverá pagar 50% ou o valor total do ITBI.

A Central de Atendimento ao Contribuinte da Semec está à disposição para tirar dúvidas por e-mail ([email protected]) de segunda à sexta, das 8h às 14h.


Fonte: Ascom Semec

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]