Dólar com. 5.2885
IBovespa -2.07
20 de setembro de 2021
min. 21º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Educadores sociais destacam atuação na passagem do dia nacional neste domingo (19)
21/07/2021 às 23h59

Economia

Fecomércio e Aliança Comercial articulam parceria para qualificar empresários e comerciários

Entidades avaliam também a viabilidade de produzir um mapa geral do setor para subsidiar políticas públicas em Maceió

Divulgação

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, recebeu nesta quarta-feira (21) a nova diretoria da Aliança Comercial de Maceió. Além de apresentar os novos membros da entidade, a reunião teve como pauta o fortalecimento da parceria entre as duas instituições, que avaliam a viabilidade da promoção de um programa de qualificação de empresários e comerciários e da elaboração de um mapa geral do setor para subsidiar, com números mais assertivos, as iniciativas de políticas públicas das gestões municipal e estadual.

A reunião contou com uma apresentação do superintendente da Fecomércio AL, Allan Souza, que pontuou para a nova presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo, a atuação da Federação nos últimos anos, a exemplo do monitoramento realizado pela assessoria legislativa, a criação das câmaras empresariais e a promoção das missões empresariais internacionais, além das ações sistêmicas com presença do Sesc, do Senac e dos sindicatos filiados.

O assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio, por sua vez, demonstrou, por meio de levantamento do Instituto Fecomércio, a importância do setor para o estado. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2020, comércio e serviços são responsáveis por 64,77% da geração de riqueza na capital alagoana, que responde por mais de 40% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado. Para se ter uma ideia do potencial de crescimento do setor, de 2010 a 2018, foi registrado um crescimento de 91% só em Maceió, alcançando o valor de R$ 12,37 bilhões. A propósito, segundo a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o calçadão do Centro, área de atuação da Aliança Comercial, conta com 4.960 estabelecimentos e 26.115 trabalhadores (dados de 2020).

“A gente percebe o quanto a pesquisa nos empodera e nos descortina para o conhecimento”, destacou Andreia Geraldo. Diante dos números apresentados, ela ressaltou a importância de ter dados atualizados sobre o setor. Para a presidente da Aliança Comercial, que demonstrou interesse em firmar uma parceria com a Fecomércio AL com esse propósito, números como receita de ICMS, quantidade de empresas e impacto na geração de emprego fazem muita diferença em uma reunião com a prefeitura e com o governo do estado. Andreia Geraldo destacou que com dados assertivos é possível deixar mais claro o potencial e a força do Comércio.

A nova presidente ressaltou ainda que quer contar com a expertise da Federação para promover um programa de qualificação de empresários e comerciários, visando desenvolver o crescimento do setor por meio da oferta de cursos específicos para a categoria.

O presidente da Fecomércio AL destacou que o fortalecimento da parceria entre as entidades é de interesse mútuo e pontuou que, diante do cenário socioeconômico atual, que requer decisões mais assertivas, identificar os anseios da categoria e promover melhorias no setor, a partir da capacitação e do estímulo às iniciativas de políticas públicas, é também uma missão da Federação. “Por meio das pesquisas, a gente tem um norte. Elas nos ajudam a identificar as demandas e as necessidades existentes. O que estiver ao nosso alcance, pode contar com a Fecomércio”, concluiu Lima.

A reunião, que sinalizou o surgimento de um alinhamento com foco no médio e no longo prazo, contou ainda com as presenças do vice-presidente da Federação, Valdomiro Feitosa, e do vice-presidente da Aliança Comercial, Guido Santos Júnior, que estava acompanhado dos diretores Marcos Silveira, Marcelo Miranda, Alexsandro Geraldo e Luciano da Silva.


Fonte: Ascom Fecomércio/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]