Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
29/07/2021 às 17h47

Economia

Governadores do Nordeste e França definem áreas prioritárias para desenvolver a região

Encontro teve o objetivo de estabelecer futuras parcerias entre o Consórcio Nordeste, a Embaixada da França e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)

Márcio Ferreira/Agência Alagoas

O governador Renan Filho participou, nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife (PE), do Encontro Comemorativo de Cooperação entre o Consórcio Nordeste, a Embaixada da França e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Em reunião com os governadores da região e a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, o chefe do Executivo alagoano se colocou à disposição para firmar parcerias em áreas estratégicas como meio ambiente, ciência e tecnologia, educação, saúde e desenvolvimento social.

"Discutimos temas importantes para o Brasil e, em especial, para o Nordeste, como a sustentabilidade ambiental, a evolução na área de saneamento básico, as alternativas de geração de energias renováveis e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, mas com justiça social, garantindo uma melhor distribuição de renda. Esse tipo de encontro é sempre importante porque a gente aproveita para trocar experiências e para conhecer novos caminhos que possam ajudar Alagoas a se desenvolver", avaliou Renan Filho.

Ele destacou o importante papel da embaixadora francesa na construção de um mundo mais solidário e voltado à resolução dos problemas sociais.

"O nosso desafio, no pós-pandemia, é o da integração da comunidade internacional: fazer um mundo mais comum, mais integrado, com propostas universais que permitam o equilíbrio do planeta, o desenvolvimento social e mais oportunidades para as pessoas, independentemente de onde vivam", defendeu.

Cinco temas foram definidos como prioritários pelo Consórcio Nordeste e a embaixada da França no Brasil para ações futuras: energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, lembrou que o Brasil possui um longo histórico de parcerias com a França e que agora se intensificam por meio da cooperação com a região Nordeste, sobretudo no tocante ao comércio bilateral e aos investimentos no turismo e na geração de energias renováveis. Segundo ele, a ideia é integrar as ações do Comitê Científico do Nordeste à rede científica francesa.

"Vamos trabalhar para que possamos ter esse olhar especial nessa área ambiental, destacadamente seguindo a linha do Acordo de Paris", afirmou Dias. 


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]