Dólar com. 5.126
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
30/07/2021 às 14h00

Economia

Iluminação natural e lâmpadas de LED estão entre as dicas de como economizar energia no inverno

Arquitetura e decoração podem ser aliadas na redução do valor da conta de luz e ainda deixam qualquer ambiente muito mais aconchegante e bonito. Confira dicas da Equatorial

Divulgação

O inverno é a estação do ano em que os dias são mais curtos e as noites mais longas. Por esse motivo, a tendência é que residências e estabelecimentos comerciais necessitem de iluminação artificial por períodos mais longos, o que acaba, muitas vezes, impactando no valor da conta de luz do fim do mês.

Mas é possível economizar sem abrir mão do aconchego que os dias mais frios do ano pedem. A arquitetura e decoração podem ser grandes aliadas neste processo, seja no momento de construir, reformar ou até mesmo decorar um ambiente.

Projeto Luminotécnico: combinando luz natural e artificial

Uma iluminação adequada é aquela que alia luz natural e artificial para um melhor conforto, funcionalidade e economia de energia, conforme explica Edmilson Santos, líder de Operações do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas (PEE).

A primeira dica é prestar atenção no projeto luminotécnico da casa para avaliar a distribuição dos pontos de luz do ambiente. “No inverno, por exemplo, é interessante explorar ao máximo a claridade natural. Deixe janelas, persianas e cortinas abertas sempre que possível”, aconselha o especialista.

Para destacar a decoração, uma opção é o spot de luz em LED, muito utilizado em quartos, salas e cozinhas. Ele pode ser embutido em sancas de gesso ou em móveis, prateleiras e nichos. Vale apostar, também, em abajures, plafons rebatedores e espelhos bem posicionados.

A economia tem três letras: LED

Com durabilidade alta, pouca necessidade de manutenção e consumo energético baixo, a tecnologia LED é a opção mais indicada se o objetivo é economizar com a iluminação, não apenas no inverno, mas em qualquer estação do ano. “O LED também é o curinga na decoração, além de trazer benefícios ao meio ambiente por não conter metais pesados”, esclarece Edmilson Santos.

Mas engana-se quem pensa que o conforto e a economia de energia dependem apenas da iluminação. Um aspecto ainda negligenciado diz respeito à escolha da cor das paredes e do piso na hora da construção, reforma ou até mesmo em itens decorativos.

“Vale apostar em cores como bege, creme, branco, azul claro e cinza claro que refletem mais luz do que tonalidades escuras e intensas”, resume o Líder do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas.

Confira outras dicas:

  • Analise com atenção e cuidado qual o melhor lugar para instalar luminárias, pois, assim, é possível economizar na quantidade de lâmpadas e na conta de luz no final do mês, na dúvida procure um especialista;
  • Fitas de LED são econômicas. Elas podem complementar a decoração com focos de luz em prateleiras e armários;
  • Janelas e portas de vidro ajudam a economizar energia e melhoram a eficiência térmica do ambiente;
  • Invista em sensores de presença que detectam a movimentação no ambiente e desligam as luzes quando necessário.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]