Dólar com. 5.3377
IBovespa -0.68
27 de setembro de 2021
min. 24º máx. 31º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setembro Azul: Pais abraçam projeto que ensina libras a alunos ouvintes através de vídeos
30/07/2021 às 14h00

Economia

Iluminação natural e lâmpadas de LED estão entre as dicas de como economizar energia no inverno

Arquitetura e decoração podem ser aliadas na redução do valor da conta de luz e ainda deixam qualquer ambiente muito mais aconchegante e bonito. Confira dicas da Equatorial

Divulgação

O inverno é a estação do ano em que os dias são mais curtos e as noites mais longas. Por esse motivo, a tendência é que residências e estabelecimentos comerciais necessitem de iluminação artificial por períodos mais longos, o que acaba, muitas vezes, impactando no valor da conta de luz do fim do mês.

Mas é possível economizar sem abrir mão do aconchego que os dias mais frios do ano pedem. A arquitetura e decoração podem ser grandes aliadas neste processo, seja no momento de construir, reformar ou até mesmo decorar um ambiente.

Projeto Luminotécnico: combinando luz natural e artificial

Uma iluminação adequada é aquela que alia luz natural e artificial para um melhor conforto, funcionalidade e economia de energia, conforme explica Edmilson Santos, líder de Operações do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas (PEE).

A primeira dica é prestar atenção no projeto luminotécnico da casa para avaliar a distribuição dos pontos de luz do ambiente. “No inverno, por exemplo, é interessante explorar ao máximo a claridade natural. Deixe janelas, persianas e cortinas abertas sempre que possível”, aconselha o especialista.

Para destacar a decoração, uma opção é o spot de luz em LED, muito utilizado em quartos, salas e cozinhas. Ele pode ser embutido em sancas de gesso ou em móveis, prateleiras e nichos. Vale apostar, também, em abajures, plafons rebatedores e espelhos bem posicionados.

A economia tem três letras: LED

Com durabilidade alta, pouca necessidade de manutenção e consumo energético baixo, a tecnologia LED é a opção mais indicada se o objetivo é economizar com a iluminação, não apenas no inverno, mas em qualquer estação do ano. “O LED também é o curinga na decoração, além de trazer benefícios ao meio ambiente por não conter metais pesados”, esclarece Edmilson Santos.

Mas engana-se quem pensa que o conforto e a economia de energia dependem apenas da iluminação. Um aspecto ainda negligenciado diz respeito à escolha da cor das paredes e do piso na hora da construção, reforma ou até mesmo em itens decorativos.

“Vale apostar em cores como bege, creme, branco, azul claro e cinza claro que refletem mais luz do que tonalidades escuras e intensas”, resume o Líder do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas.

Confira outras dicas:

  • Analise com atenção e cuidado qual o melhor lugar para instalar luminárias, pois, assim, é possível economizar na quantidade de lâmpadas e na conta de luz no final do mês, na dúvida procure um especialista;
  • Fitas de LED são econômicas. Elas podem complementar a decoração com focos de luz em prateleiras e armários;
  • Janelas e portas de vidro ajudam a economizar energia e melhoram a eficiência térmica do ambiente;
  • Invista em sensores de presença que detectam a movimentação no ambiente e desligam as luzes quando necessário.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]