Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/08/2021 às 17h38

Economia

Prefeito JHC participa do Feirão do Nome Limpo, no Centro de Maceió

Iniciativa reúne principais empresas para negociar dívidas dos consumidores

Consumidores de Maceió podem consultar a sua situação financeira e em caso de dívidas existe a possibilidade de negociação. - Edvan Ferreira/Secom

O prefeito de Maceió, JHC, participou nesta segunda-feira (2) do primeiro dia do Feirão do Nome Limpo, no Centro de Maceió. A ação segue até a próxima sexta-feira (6), das 9h às 15h, e os maceioenses terão a oportunidade de negociar suas dívidas e voltar para o mercado de consumo.

“Aqui no Feirão vamos dar apoio a quem quer limpar o nome, de acordo com a nova lei do superendividamento. A gente está reunindo os principais bancos e as empresas também estão presentes. É uma maneira efetiva de você conseguir pegar a população que transita no calçadão e resolver uma das grandes angústias que afligem o brasileiro, que são as dívidas. Aqui vamos dar toda orientação necessária para que o consumidor solucione essas dívidas”, expôs o prefeito JHC.

Dados de uma pesquisa feita pela Fecomércio apontam que o percentual de famílias endividadas na capital chegou a 62%, em junho, voltando ao patamar médio do começo do ano. O número de inadimplentes também aumentou, passando de 47.159, em maio, a 51.010, em junho, o que equivale a 8% de aumento.

No Feirão, o consumidor passará por uma triagem para consultar se possui dívidas para fazer a negociação. Caso a empresa não esteja presente no Feirão, os atendentes do Procon vão ajudar na negociação, como explicou o presidente do Procon Maceió, Leandro Almeida.

“Esse é um momento ímpar e muito importante, venha negociar, porque a dívida não afeta só a vida financeira, mas o psicológico também. A Prefeitura e o Procon Maceió estão dando essa ajuda e tendo esse olhar humano. Você vai sair daqui com o nome limpo e a dignidade restabelecida, renegociando de forma que não comprometa as despesas essenciais”, pontuou Leandro.

O consumidor Nilson Tavares foi verificar se o seu nome estava limpo e parabenizou a Prefeitura de Maceió pela ação. “Vim fazer uma consulta para saber se meu nome estava sujo no Serasa, mas graças a Deus está limpo. A ação é importantíssima, porque se não fosse aqui, eu não tinha como saber a verdade. Recomendo para todo mundo vir negociar as dívidas aqui”, disse Nilson.

Oportunidade ímpar

O senador Rodrigo Cunha, que foi o relator do Projeto de Lei que estabelece o novo Código de Defesa do Consumidor, afirmou que esta é uma oportunidade diferenciada para os consumidores endividados.

“Estamos chamando as pessoas que estão com dívidas que atrapalham sua vida, seu trabalho para negociar. Não é apenas uma oportunidade de sentar com o credor, é uma oportunidade diferenciada porque foi feito um trabalho antes. Faço um reforço, ninguém precisa ter vergonha de estar aqui, está com o nome sujo não significa que a pessoa está com má-fé, mas também têm os descontroles da vida, a pandemia foi uma grande agravante para isso. Venham até a próxima sexta-feira porque com certeza vai valer a pena”, reforçou o parlamentar.

Estão participando do Feirão, o Serasa, a Câmara de Dirigentes Lojista de Maceió (CDL), Fecomércio, Equatorial e Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). No local, os consumidores poderão consultar os cadastros restritivos de crédito, verificar se o nome está negativado, negociar as dívidas e fazer acordos. Além disso, poderá participar o consumidor que tiver com dívidas vencidas ou não.

Outros atendimentos

Para os outros serviços e atendimentos do Procon Maceió, o consumidor pode entrar em contato pelos telefones 0800 082 4567 ou no WhatsApp (82) 98882-8326. Para quem prefere atendimento de forma presencial, pode se dirigir em qualquer uma das unidades do Procon Maceió: no Centro Universitário Uninassau, no bairro Farol; na sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro; e na sede do Procon Maceió, na Rua Dr. Pedro Monteiro, 47, no centro de Maceió.

O funcionamento dos núcleos da UMJ e Uninassau é de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para embasar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]