Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/09/2021 às 13h20

Economia

Retomada turística amplia geração de empregos em Alagoas

Setores que compõem a atividade econômica sinalizam novas contratações de profissionais

Marcelo Victor Silva/Secom Alagoas

A procura por emprego e a luta para manter o sustento diário marcam a retomada do turismo em Alagoas. Com a reabertura dos setores que compõem a atividade turística no estado, o mercado de trabalho começou a reaquecer e a geração de novos empregos passou a ser uma realidade vivenciada por muitos alagoanos. Fenômeno econômico que merece ser comemorado nesta segunda-feira (27), Dia Mundial do Turismo.

A retomada do turismo vem refletindo principalmente no ramo hoteleiro, que vem se recuperando e espera manter nos próximos meses uma ocupação de até 80%, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL). Isso sem contar no aumento mês a mês da chegada de turistas em Alagoas. Somente em agosto deste ano o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou crescimento de 292%, com mais de 168 mil visitantes.

“Nossa expectativa é manter a nossa média atual de 80% a 85% ao mês. Essa é a tendência. Apenas em dezembro que ainda não temos a total confirmação de ocupação, mas ela vem crescendo lentamente, então nossas expectativas são extremamente positivas para os próximos meses”, pontua o presidente da ABIH, André Santos.

Para Jacqueline, alagoana que sempre trabalhou no ramo turístico, a reabertura dos hotéis foi sua chance de voltar ao mercado de trabalho.

“Eu estava desempregada há uns dois anos, e agora já completo quase nove meses de trabalho no hotel. Fiz a entrevista em outubro e em novembro, quando os hotéis reabriram, fui chamada para trabalhar. Inicialmente, entrei como serviços gerais e agora já sou copeira. Para quem estava desempregada essa foi uma oportunidade única e sou muito grata por ela”, conta.

A profissional relata também que muitos no seu círculo de conhecidos estão procurando emprego e estão encontrando no turismo uma forma de ganhar a vida, através das novas oportunidades que vem surgindo com o aumento gradual da vacinação e com os estabelecimentos voltando a abrir as portas para receber os visitantes de outros estados.

Bares e restaurantes

A hotelaria não é o único setor que vem respirando aliviado nos últimos meses, o segmento de bares e restaurantes vem seguindo confiante e gerando novos empregos a cada dia. Segundo informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o maior fluxo de turistas em cidades como Maceió, com foco em sol e mar, já é uma realidade. Consequentemente, o setor terá um aumento de 20% nas contratações da próxima temporada.

David Brito é um dos profissionais do segmento de bares e restaurantes que recebeu mais uma chance na retomada do turismo no estado. O garçom de 32 anos, que sempre trabalhou no ramo alimentício, chegou a perder dois empregos durante a pandemia. Ele conta que passou nove meses desempregado após o primeiro fechamento dos estabelecimentos e recentemente voltou a trabalhar.

“Esses meses foram momentos de incerteza. Sem emprego e sem renda eu passei um tempo bastante apertado e sem perspectivas. Não tem como não se preocupar com as contas e como a gente vai se manter. Esse novo emprego e a chegada do verão vem como alento a nossa esperança de que outros postos de emprego surjam em Alagoas. Tanto na nossa área de bares e restaurantes, como nas outras que fazem o turismo do estado. Muita gente perdeu o único sustento, precisamos disso”, conta Brito.

 Orla de Maceió

 As dificuldades e a falta de trabalho foram sentidas de forma ainda mais intensa pelos comerciantes que trabalham de forma autônoma na orla de Maceió. Sem turistas vindo para o estado e sem a população ir às praias, eles esbarraram na falta de emprego e voltam a se recuperar aos poucos, através da perseverança e dos incentivos públicos para a retomada turística de Alagoas.

O caso de Marcos Antônio, ou ‘Marquinhos’-, como é conhecido na orla de Maceió - é um dos vários casos de profissionais que ficaram sem sua fonte de sustento e agora retornam aos poucos ao seu trabalho. O ambulante de 41 anos passou 10 anos de sua vida trabalhando com seu irmão alugando cadeiras, guarda-sóis e vendendo alimentos na orla, mas teve que ficar sem trabalhar durante alguns meses.

“No primeiro fechamento mesmo nós ficamos seis meses sem trabalhar e depois fomos recuperando nosso lugarzinho de volta, mas com passos bem lentos. Por exemplo, por enquanto não estamos podendo usar ainda tantas cadeiras e equipamentos que tínhamos antes, está indo bem devagar, mas já está melhor que antes”, relata o ambulante.

Ele conta ainda que a aproximação do verão, junto com o avanço da vacinação no Brasil, deixa os ambulantes mais confiantes de que o movimento vai voltar a ser como antes da pandemia. Além disso, Marquinhos destaca que a Campanha Alagoas Te Faz Feliz, iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) e que trouxe cores vivas e alegres aos equipamentos usados pelos comerciantes, é um ponto a mais para a atração dos visitantes.

Turismo seguro

 A retomada do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Alagoas já conta com sete cidades chanceladas com o selo – Maragogi, Porto de Pedras, Penedo, Japaratinga, Piranhas, Delmiro Gouveia e Marechal Deodoro.


Fonte: Secom Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]